História e Estética do Cinema I

Video e Cinema Documental
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A. Habilitar os alunos a desenvolver grelhas de leitura da história do cinema e a compreender os seus momentos charneira desde o pré-cinema até meados do Século XX.
B. Dominar a capacidade de relacionar movimentos cinematográficos com outros movimentos artísticos na primeira metade do Século XX.

Programa
I. A invenção do Cinema. Cruzamento de tecnologias e de tradições de espectáculo do séc. XVI ao séc. XIX. A imagem e o movimento: problemática da análise e da síntese do movimento (de Muybridge e Marey a Edison e Lumière). O cinema na ?fase Lumière?: questões de assunto, de espaço e de tempo.
II. O cinema dos primeiros anos, entre o catálogo Lumière e a Primeira Guerra Mundial. Ruptura do plano único e rupturas sucessivas até ao começo da padronização clássica. Articulação entre narrativas e linguagem. Interpretações modernas do cinema pré-clássico.
III. O cinema e as vanguardas. O cinema no panorama das artes ao tempo das vanguardas, dos finais da primeira década do século aos finais da década de vinte. A problemática específica da ideia do cinema como ?síntese das artes? e a relação entre isso e a afirmação de uma identidade específica (o mito da arte total e a afirmação futurista de uma identidade radicalmente nova.) Análise especifica das vanguardas alemã, soviética e francesa.
IV. O cinema clássico americano: génese, fundamento, convenções. Evolução das estruturas de produção até à década de vinte. Vertentes da padronização: os estúdios, os géneros e o star-system. Convenções básicas do cinema clássico, ao nível dos modelos narrativos, do tratamento do espaço e do tratamento do tempo. Estudo de um género: o filme negro.
V. A escola realista italiana.
VI. A emergência da Nouvelle Vague: cinefilia, política dos autores e relançamento do cinema como uma arte resolutamente moderna.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua. Cada aluno será avaliado cumulativamente por um conjunto de trabalhos escritos incluindo: uma recensão crítica com dimensão de referência de três páginas (ponderação de 30% da nota final) e uma frequência (70%).

Bibliografia

Método de interação
a - Aulas teóricas em sala de aula.
b - Aulas práticas de análise de filmes em sala de aula.

Software utilizado nas aulas