Francês

Comunicação Social
4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva

Pré-requisitos
NA

Objetivos
A- Compreender expressões e o vocabulário frequente, pessoal e profissional; B- Compreender anúncios e mensagens orais e escritas; C- Comunicar oralmente e por escrito num quadro de troca de informação simples e direta sobre temas familiares e do âmbito profissional; D- Executar tarefas precisas.

Programa
1. Comunicar (20h NC)
1.1. Entrar em contacto com alguém
1.2. Preencher um formulário
1.3. Tomar diligências simples para obter um documento
1.4. Abordar uma pessoa para algo ou simplesmente para conversar
1.5. Apresentar-se e apresentar alguém
1.6. Falar de si, das suas atividades, do tempo
1.7. Ter uma conversa telefónica simples
1.8. Deixar uma mensagem simples num atendedor de chamadas
1.9. Redigir um e-mail simples ou uma mensagem telefónica
1.10. Reservar ou comprar um bilhete (transporte)
1.11. Saber como proceder num hotel
1.12. Orientar alguém ou orientar-se num prédio ou na cidade
1.13. Falar das suas atividades quotidianas
1.14. Explicar os seus hábitos alimentares
1.15. Dar indicações de trabalho e pedir explicações
1.16. Encomendar uma refeição no restaurante
1.17. Efetuar compras correntes em loja ou on-line
1.18. Encontrar casa
1.19. Falar de uma empresa e da sua organização
1.20. Compreender e dar explicações simples a propósito de um processo de fabricação
1.21. Compreender e redigir um regulamento simples
1.22. Compreender e redigir uma proposta de emprego simples
1.23. Redigir um CV simples
1.24. Trocar opiniões numa entrevista profissional
1.25. Participar em discussões simples quanto ao ambiente de trabalho
1.26. Compreender e redigir breves notas para fins profissionais
1.27. Elaborar um programa e fazer o ponto de situação profissional
1.28. Seguir instruções num atendedor de chamadas
1.29. Efetuar operações bancárias simples
1.30. Contar sucintamente um acontecimento
1.31. Redigir uma carta de reclamação simples
1.32. Prestar declaração oralmente ou por escrito

2. Conteúdos Lexicais (20h NC)
2.1- ?Politesse?: saudações, agradecimentos e desculpas
2.2- Profissões
2.3- Funções na empresa
2.4- Dias e meses do ano
2.5- Setores de atividade profissional
2.6- Laços familiares
2.7- Nacionalidade
2.8- Números
2.9- Gostos e sensações
2.10- Meteorologia e estações do ano
2.11- Lazeres
2.12- Comunicação telefónica e informática
2.13- Viagens e deslocações
2.14- Localização geográfica
2.15- Habitação
2.16- Meios de transporte
2.17- Refeições
2.18- Internet
2.19- Restauração
2.20- Venda e aluguer
2.21- Compras
2.22- Roupas
2.23- Comércios
2.24- Higiene
2.25- A empresa
2.26- Ofertas de emprego
2.27- Partes de um CV
2.28- Setor técnico
2.29- Mobiliário
2.30- Léxico familiar do trabalho
2.31- Inscrições
2.32- Operações bancárias
2.33- Corpo humano e vocabulário medico
2.34- Máquinas e aparelhos
2.35- Cores

3. Gramática (20h NC)
3.1- Artigos definidos e indefinidos
3.2- Gênero e número das palavras
3.3- Adjetivos
3.4- Pronomes pessoais e tónicos
3.5- Verbos do 1º e 2º grupo no presente do indicativo
3.6- Verbos irregulares no presente do indicativo
3.7- Pronomes interrogativos
3.8- Adjetivos e pronomes possessivos
3.9- Negação
3.10- Interrogação
3.11- Comparativos e superlativos
3.12- Adjetivos e pronomes demonstrativos
3.13- Verbos pronominais
3.14- Preposições e advérbios
3.15- Números ordinais e cardinais
3.16- Imperativo
3.17- ?Futur proche?
3.18- Artigos partitivos
3.19- Pronomes ?COD? e ?COI?
3.20- Condicional ?de politesse?
3.21- Imperfeito
3.22- Pronomes relativos
3.23- ?Futur simple?
3.24- ?Passé composé?
3.25- Gerúndio

Metodologia de avaliação
- Avaliação contínua: Frequência-60%; Teste-20%; Trabalhos e Presença-20%
- Avaliação Periódica: Frequência-80%; Teste-20%
- Avaliação Final: Exame-100% ou Exame e Teste-80%(60% e 20%); Prova oral-20% (2ª opção para quem não frequentou as aulas

Bibliografia
- Unilingue, D. (2015). Le Petit Robert 1 e 2. Paris: Clé International
- Bilingue, D. (2012). Dicionários de Francês/Português e de Português/Francês. Lisboa: Bertrand
- Chevalier, J. (2010). Grammaire du français contemporain. Paris: Larousse
- Colin, J. (2010). Le Robert, dictionnaire des difficultés du français. Paris: Poche

Método de interação
a)Aulas teóricas e teórico-práticas; b)Aulas em chat; c)Trabalho a pares; d)Compreensão oral global e detalhada; e)Produções orais e escritas; f)Estudo autónomo; g)Teste; h)Frequência.

Software utilizado nas aulas
NA