Introdução ao Marketing

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 4,50 OT

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Os discentes devem apreender os conceitos básicos do Marketing e da Comunicação Empresarial ficando aptos a interpretar as principais variáveis operacionais desta área de actividade, e a operar os instrumentos e mecanismos básicos que ativam o comportamento do consumidor.

Programa
1. Introdução (NC 8h)
1.1. Marketing vs Comunicação
1.2. Processo básico entre emissores e receptores
1.3. A função do Marketing no contexto empresarial
1.4. O Marketing em contextos não comerciais

2. As pessoas enquanto alvos (NC 8h)
2.1. Caracterização e segmentação sócio-demográfica vs comportamental
2.2. Consumidores, Compradores, Decisores, Prescritores e Líderes de Opinião
2.3. Estudos de Mercado
2.4. Big Data

3. Os mercados (NC 6h)
3.1. Tipos de Marcados
3.2. Contextos competitivos
3.2. Posicionamentos diferenciadores

4. Marketing Mix (NC 12h)
4.1. Evolução dos P's para os C's
4.2. O paradigma da procura
4.3. Produto vs Consumidor
4.4. Preço vs Custo
4.5. Distribuição vs Conveniência
4.6. Promoção vs Comunicação

5. O Mix de Comunicação (NC 12h)
5.1. A Marca
5.2 Above the line e bellow the line
5.3. Abordagens combinadas (?Blended Marketing?)
5.4. Publicidade tradicional vs Product Placement e SoftSponsoring
5.5. Patrocínio, Mecenato e Sponsoring
5.6. Assessoria de Imprensa e Eventos
5.7. Relações Públicas e Comunicação Institucional
5.8. Comunicação e Marketing Digital

6. Gestão Integrada e Planificação (NC 4H)
6.1. Uma perspectiva de gestão de projetos
6.2. A importância da gestão dos recursos
6.3. Gestão por objetivos e por retorno

7. Previsão e avaliação de resultados (NC 4h)
7.1. Métodos e critérios
7.2. O papel dos estudos de mercado
7.3. Objetivos qualitatitvos
7.4. Objectivos quantitativos

8. Apresentação e discussão dos trabalhos (NC 6h)

Metodologia de avaliação
Aval. periódica
A. trabalho obrigatório (40%)
B. Prova escrita (60%)

Nota final da UC = (Nota A x 40%)+(Nota B x 60%)
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for < 7).

Aval. Exame: trab A. (40%) + Exame escrito (60%)

Bibliografia
- PHILIP, K. (2000). Administração de Marketing. Lisboa: Prentice Hall
- VÁRIOS, . (2000). Strategor: estratégia, estrutura, decisão, identidade, política global de empresa.. Lisboa: Dom Quixote - Coleção Gestão & Inovação
- STAPLETON, J. (1994). Marketing. Lisboa: Editorial Presença
- Lindon, D. (2011). Mercator XXI. Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote

Método de interação
Aulas teóricas com ênfase nas principais correntes e autores do panorama atual do Marketing, complementadas com aulas práticas de análise e discussão de casos reais. Realização de exercícios práticos e trabalhos de aplicação dos conteúdos ministrados

Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Moodle