Análise de Audiências

Comunicação Social, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Esta unidade curricular pretende fomentar nos alunos a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e competências que lhes permitam:
a) Compreender as dinâmicas entre os diferentes players envolvidos na análise das audiências;
b) Identificar as características dos meios e dominar as metodologias de análise para cada tipologia de meio de comunicação, offline e online;
c) Enquadrar a temática no contexto da era digital;
d) Compreender as principais métricas de audiências;
e) Possuir um elevado grau de familiarização com os mais recentes estudos de audiências;
f) Conhecer as etapas necessárias ao desenvolvimento de estudos de mercado;
g) Interpretar e avaliar criticamente os resultados provenientes de análises de audiências reais, particularmente dados de cariz quantitativo.
h) ODS 8 “Trabalho digno e crescimento económico”, pelo enquadramento das atividades ligadas ao sector das audiências como promotores do crescimento económico inclusivo e sustentável, do emprego pleno, produtivo e digno para todos.

Programa
1. Audiências
1.1. Conceito
1.2. Principais players do mercado
1.3. O poder e a guerra das audiências

2. Os media offline e online
2.1. Evolução e características

3. Métricas de eficácia nos media
3.1. Principais métricas no offline
3.2. Principais métricas no online

4. Estudos de mercado
4.1. Estudos qualitativos e quantitativos
4.2. Tipos de estudos
4.3. Etapas para a construção de um estudo de mercado

5. Os media e as audiências
5.1. Métodos de medição de audiências nos diferentes meios
5.2. Investimento Publicitário
5.3. Tabelas de Publicidade
5.4. Negociação nos media
5.5. Planeamento de media

6. Análise dos estudos de Audiências
6.1. Análise de dados em estudos de audiências em Televisão
6.2. Estudos de audiências em Audiências em Rádio
6.3. Estudos de audiências em Audiências em Imprensa
6.4. Estudo de Audiências em páginas empresariais Facebook/Instagram

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A. Trabalho de grupo: 40%
B. Prova escrita: 40%
C. Participação: 20%
Aprovação com classificação igual ou superior a 10 valores, resultante da média ponderada, desde que não haja nenhum elemento de avaliação com nota inferior a 8 valores.
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado ou resultantes de plágio, parcial ou total, serão avaliados com a classificação 0 (zero). Os alunos ficam automaticamente admitidos a exame.

Avaliação Final:
Exame - prova escrita (100%)
Nota: O cenário acima está definido com base no pressuposto atual de ensino à distância até à Páscoa e regresso ao ensino presencial a partir dessa data. Caso o cenário do ensino à distância se prolongue, a prova escrita, em avaliação contínua ou exame, poderá ser substituída pela realização de um trabalho, mantendo-se os pesos atribuídos a cada uma delas, tendo em conta a época em causa.
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 19 de Março do corrente ano para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Bibliografia
- Abrantes, J. e Davan, D. (2006). Televisão: Das Audiências aos Públicos. Lisboa: Livros Horizonte
- Elias, H. (2006). A Sociedade Optimizada pelos Media. Lisboa: MediaXXI - Formal Press
- Livingstone, S. (2004). The challenge of changing audiences: Or, what is the researcher to do in the age of internet?. Londres: Londres: LSE Research
- Portela, P. (0). Introdução aos estudos de audiência. Acedido em 16 de fevereiro de 2021 em www.cecs.uminho.pt

Método de interação
Método teórico e expositivo. O docente poderá adotar o papel de moderador com o objetivo de gerar o espírito analítico e crítico.
Fruto da pandemia as aulas poderão recorrer ainda ao método síncrono e assíncrono e a aulas invertidas.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint
Plataforma de e-learning/Moodle
Plataforma Teams
Zoom