[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação Empresarial

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos

Pré-requisitos
Aprovação à unidade curricular de Alemão do 1º semestre.

Objetivos
- Adquirir competência comunicativa nas vertentes linguística, pragmática e sócio-cultural através de atos de fala que ocorrem no contexto de situações específicas de comunicação empresarial;
- Dominar as componentes da língua como o léxico, a morfossintaxe

Programa
Identificação Pessoal
- Contactos pessoais
- Contactos profissionais iniciais
Relações Interpessoais
- Família e contactos familiares
- Colegas de profissão
- Partilha de habitação
Viagens
- Comunicação em viagem
- Alimentação
O Mundo Envolvente
- O meio ambiente
- Diferenças temporais e culturais
- Atividades extracurriculares
- Notícias do mundo
Futuras Atividades Profissionais
- Comunicação com a imprensa, Marketing e Publicidade, Call centres...
Conteúdos gramaticais ao nível A2 do QCERL

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Frequência = 60% (nota mínima 8 val) ; Avaliação em sala de aula = 40%
Avaliação periódica = Frequência = 80%; Exame Oral = 20%
Avaliação Final: Exame normal/Melhoria de nota = 100% (50%+50%)

Bibliografia

Método de interação
Aulas teóricas e teórico-práticas onde se realizam exercícios de leitura, audição, orais e escritos com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos.

Software utilizado nas aulas