[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação Empresarial

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos
- Adriano Nuno Cruz Oliveira

Pré-requisitos
Aprovação à unidade curricular de Alemão do 1º semestre.

Objetivos
- Adquirir competência comunicativa nas vertentes linguística, pragmática e sócio-cultural através de atos de fala que ocorrem no contexto de situações específicas de comunicação empresarial;
- Dominar as componentes da língua como o léxico, a morfossintaxe

Programa
Identificação Pessoal
- Contactos pessoais
- Contactos profissionais iniciais
- Carreiras Profissionais
Relações Interpessoais
- Colegas de profissão
- O mundo empresarial
Viagens
O Mundo Envolvente
- Viagens
A comunicação empresarial
- Produtos, Marcas e Mercados
- Publicidade (direta, pelos media…)
- Planos de comunicação
Futuras Atividades Profissionais
- Comunicação com a imprensa, Marketing e Publicidade...
- Promoção e divulgação de uma marca/produto
Conteúdos gramaticais ao nível A2 do QCERL

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: • Trabalho em sala de aula – 25%; Trabalho de projeto – 25% ; Teste de avaliação final – 50%

Avaliação periódica = Frequência = 70%; Trabalho de projeto = 30%
Avaliação Final: Exame normal/Melhoria de nota = 100% (50%+50%)

Bibliografia

Método de interação
Aulas teóricas e teórico-práticas onde se realizam exercícios de leitura, audição, orais e escritos com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos.

Software utilizado nas aulas