[CEM] Comunicação de Crise

Comunicação Social, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Vanda Cristina Frazão Neves

Pré-requisitos
Não Aplicável.

Objetivos
A. Adquirir conhecimento sobre as crises empresariais.
B. Dar ferramentas aos alunos, para que consigam aplicar a melhor forma de gerir as possíveis crises a nível de comunicação.
C. Os alunos devem adquirir conhecimentos de como lidar com a crise e o que é um plano de crise.
D. Como identificar o porta-voz, em situação de crise

Programa
1.Conceito de Crise
a.Definição e Caracterização

2.Disciplinas Parceiras na Comunicação de Crise
a.Comunicação Interna
b.Recursos Humanos
c.Comunicação Externa
d.Gestão Financeira
e.Gestão de Identidade

3.Comunicação de Crise
a.Tipos de Crise
b.Variáveis da Gestão de crise

4.Porta-voz, dentro e fora da crise
a.Identificação do Porta-voz

5.Pré-Crise
a.Plano de gestão de crises
b.Cenários de crise
c.Estratégias de resposta
d.Reparação de reputação

6.Agir na Crise
a.Identificar a crise
b.Plano de ações a seguir
c.Resolução da Crise

7.Pós-Crise
a.Avaliação de ações

Metodologia de avaliação
Frequência:
10% | Participação
20% | Trabalho individual ao longo do semestre
20% | Trabalho de grupo
50% | Teste escrito, em data de frequência. Para aprovação da Unidade Curricular, é necessário que a avaliação do teste escrito seja igual ou superior a 08 valores.

Exame:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).

Exame Recurso:
100% | Teste Escrito

O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).

Bibliografia
- Lampreia, J. (2007). Da Gestão de Crise ao Marketing de Crise. Lisboa: Texto Editores
- Zaremba, A. (2015). Crisis Communication: Theory and Practice.. London: M.E. Sharpe
- Marques Mendes, A. e Costa Pereira, F. (2006). CRISES - de Ameaças a Oportunidades: Gestão Estratégica de Comunicação de Crises.. Lisboa: Silabo

Método de interação
As metodologias de ensino da unidade curricular englobam aulas expositivas e de análise teórico e aulas práticas em que é possível realizar exercícios.

Software utilizado nas aulas
NA