[CEM] Comunicação de Crise

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Joana Conceição dos Santos

Pré-requisitos
Não Aplicável.

Objetivos
Assegurar a aprendizagem teórica e prática dos principais métodos, objectivos e instrumentos para a gestão da comunicação em cenários de crise, em organizações públicas e privadas, tendo em vista as especificidades da Comunicação de Crise junto da Opinião Pública e dos diversos públicos-alvo.

Programa
1. Comunicação de Crise: Visão Estratégica
1.1. Os Novos Paradigmas Sociais
1.2.O Conceito de Crise
1.3. As Organizações e a Liderança em contexto de Crise
1.4. Tipos de Crises

2. Estratégias e Procedimentos
2.1. Antecipar a Crise
2.2. Preparar a Crise
2.3. Gerir a Crise
2.4. Comunicação Interna

3. No rescaldo da crise: lições e aprendizagens.

Metodologia de avaliação
A avaliação periódica será realizada mediante a apresentação de um trabalho escrito (30% para a nota final) e da realização de um teste (70% para a nota final).

Bibliografia
- Marques Mendes, A. e Costa Pereira, F. (2006). CRISES - de Ameaças a Oportunidades: Gestão Estratégica de Comunicação de Crises. Lisboa: Sílabo
- ULMER, et al, R. (2007). Effective Crisis Communication: Moving From Crisis to Opportunity. Thousand Oaks: Sage
- Lampreia, J. (2007). Da Gestão de Crise ao Marketing de Crise. Lisboa: Texto Editores

Método de interação
Aulas Teórico-Práticas onde se propõe a realização de exercícios.

Software utilizado nas aulas