[CEM] Estudos de Mercado

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Luís Miguel Ferreira Nunes

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Assegurar aos alunos a aprendizagem teórica e prática dos principais tipos de instrumentos para a realização de estudos de mercado e inquéritos à opinião pública para a caracterização de
mercados, públicos e comportamentos do consumidor. Função e abordagens de estudos quantitativos e qualitativos.

Programa
1.) Introdução aos estudos de mercado;
2.) Planeamento do estudo de
mercado;
3.) Selecção e Gestão de Recursos;
4.) Abordagens metodológicas;
5.) Instrumentos de recolha de dados;
6.) Estudos por amostragem;
7.) A análise de dados;
8.) A interpretação de dados;
9.) A apresentação da informação.

Metodologia de avaliação
Todos os alunos serão sujeitos a avaliação periódica.
Apresentação de um trabalho escrito (40%), teste (60% para a
nota final). Os alunos que obtiverem uma nota final igual ou
superior a 10 valores serão dispensados de avaliação final.

Bibliografia
- GHIGLIONE, MATALON, R. (1997). O Inquérito. Oeiras: Celta
- Lopes, J. (2007). Fundamental dos Estudos de Mercado -Teoria e prática. Lisboa: Sílabo
- Reis, R.Moreira, E. (1993). Pesquisa de Mercado. Lisboa: Sílabo

Método de interação
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos
ministrados e exercícios de aplicação

Software utilizado nas aulas
SPSS