Linguagens Publicitárias

Comunicação Social
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
NA

Objetivos
As aulas privilegiam a interação e a discussão de casos práticos, fundamentais para perceber os processos de comunicação empresarial, nomeadamente, a publicidade. Devem perceber a importância da comunicação integrada, como desenhar o plano publicitário e um plano de meios, e a sua avaliação.

Programa
1.Comunicação integrada.
Branding ? noções básicas. Identidade e Imagem de marca.
Posicionamento das marcas.
Tipos de Publicidade.
2.Etapas na conceção de uma campanha publicitária.
O briefing. Como fazer o briefing
3.O planeamento de campanhas.
A escolha dos meios e suportes de comunicação. Características e critérios.
Análise de planos de meios e execução de cronogramas.
4.A estratégia criativa / o desenvolvimento criativo para os diferentes meios de comunicação.
A criatividade como fator de potenciação da comunicação. O processo criativo. Fontes de ideias.
5.A campanha publicitária (casos de estudo).

Metodologia de avaliação
Av. contínua:
Trabalho escrito, com apresentação oral (40%)
Teste escrito (60%)
O aluno tem que ter nota final mínima de dez valores, resultante da média ponderada. Todos os elementos de avaliação têm que ter nota > a 7.
Exame: 100% da nota final

Bibliografia
- Dionísio, P. e Lendrevie, J. e De Baynast, A. e Rodrigues, J. e Brochand, B. (2010). Publicitor. Lisboa: Dom Quixote
et al. (2015). Novo Dicionário da Comunicação. Lisboa: Chiado Editora / News Museum
- Garci­a de Oro, G. (2011). Storytelling A Magia das Palavras. Barcelona: Gestão Plus
et al. (2006). Crises - de ameaças a oportunidades. Lisboa: Edições Sílabo

Método de interação
Aulas de cariz teórico-prático nas quais os conceitos teóricos são clarificados através da análise de casos de estudo e de campanhas de publicidade reais.
Realização de trabalhos práticos de aplicação dos conteúdos seguidos de apresentação oral.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint