Atelier II

Comunicação Social
7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
NA

Objetivos
O Atelier de Comunicação Empresarial II tem como objetivo a análise, discussão e prática de conceitos e processos inerentes à planificação de marketing e comunicação e ao trabalho criativo.
Pretende desenvolver os diversos conhecimentos adquiridos nas várias unidades curriculares de uma forma eminentemente prática.

Programa
Módulo A:
- A gestão de conteúdos nas redes sociais.
- Bots: o que são e como são utilizados.
- Produção de conteúdos associados a projectos desenvolvidos (comunicados de imprensa e redes sociais)
- Concepção, planeamento e acompanhamento de um evento nas suas diferentes vertentes.

Módulo B:
- Estratégia de Marketing e Comunicação
- Projetos de Laboratório de Pesquisa e Investigação de Marketing e de Comunicação
1.1 Análise e diagnóstico da situação
1.2 Segmentação
1.3 Comportamento do Consumidor
1.4 A escolha do posicionamento
1.5 Planos de Ação
1.6 Cronogramas
1.7 Técnicas de Criação de Ideias: Listas de atributos e Brainstorming
1.8 Técnicas de apresentações escritas e orais

Metodologia de avaliação
Nota UC = (Mód. A * 43%) + (Mód. B * 57%)
Mód. A e B: aval. cont., 3 trab. em cada mód. (30%, 30%, 40%) e a apres. dos trab. é obrigatória (excepto evento no Mód. A).
Mód. A: particip. obrigatória no evento. Os alunos que não cumprirem serão excluídos de exame.

Dispensa de exame: nota mínima de 10 val. em cada módulo, resultante da média ponderada dos respectivos elementos de aval. Realização de todos os trab. e todas as classificações = ou » 7 val.
Ex. Normal/Recurso:
Nota do Ex = (Ex. Mód. A * 43%) + (Ex. Mód. B * 57%)
Nota mínima 10 val. resultantes da média ponderada de ambos os módulos.
Os exames de Atelier II, Mód. A e B, consistirão na realização de um projeto individual escrito e respectiva apres. oral. O enunciado será disponbilizado 10 dias antes da data do exame. O trab. escrito deve ser enviado até 2 dias antes da mesma para os mails das docentes e as apres. orais realizar-se-ão no dia do referido exame.
Os alunos com estat. de trab.-estudante devem contactar docentes até 12/03 para definirem forma de aval. tendo em conta os seus horários/disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Bibliografia
- Nunes, R. e Dionísio, P. e Rodrigues, J. e Faria, H. e Canhoto, R. (2009). b-Mercator Blended Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Rodrigues, J. e Dioní­sio, P. e Lévy, J. e Lendrevie, J. e Lindon, D. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Et al., . e Kotler, P. (2009). Marketing Management. New Jersey: Prentice Hall
- Ferreira, A. e Galvão, J. e Adas, E. (2014). Super Apresentações. Lisboa: Top Books

Método de interação
Aulas de cariz essencialmente prático, onde serão explanados os conceitos teóricos como princípio orientador do trabalho. Aplicação dos conhecimentos em contextos reais.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint