Relações Públicas e Gestão de Eventos

Comunicação Social
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT

Docente(s)
- Vanda Cristina Frazão Neves

Pré-requisitos
NA

Objetivos
No final da UC os alunos deverão conseguir identificar as necessidades e processos no planeamento de um evento, bem como desenvolve-lo tendo em conta o briefing e objectivo referenciado.
Conferir aos alunos a capacidade de construir e implementar planos de comunicação e de relações públicas.

Programa
1 - As Relações Públicas na Estratégia de Comunicação ? a importância das relações públicas, na estratégia de comunicação, como se desenvolvem, tipos e características.
Quais os passos a realizar e como os executar.
Os meios de comunicação social, o que existe em Portugal, qual o papel dos mesmo na área de relações públicas.
2 - Personalização por públicos-alvo - tipos de públicos-alvo, a importância da segmentação dos mesmos, que tipos de segmentação existem, como aplicar a definição dos mesmos numa estratégia de relações públicas
3 - Planeamento e Produção de Eventos ? tipos de eventos, planograma, o plano de meios como parte integrante da estratégia integrada de um evento.
O que é um comunicado de imprensa, como se devolve e as principais caracteristicas, tendo em conta as várias áreas de comunicação.
4 - Gestão de Patrocínios e patrocínios protocolares ? tipos de patrocínios, qual o papel dos patrocinadores e como adaptar o tipo de comunicação aos mesmos.
5 - Métodos de controlo e avaliação ? que métodos de avaliação existem (qualitativos e quantitativo), e como os aplicar.
Quais as principais conclusões a retirar, dos vários métodos de avaliação. O que avaliar antes, durante e depois de uma acção/evento, e como integrar a avaliação e o controlo no planograma.

Metodologia de avaliação
Frequência:Assiduidade e participação-20%, Trabalho de grupo-30%, Teste Escrito-50%, Para aprovação da Unidade Curricular,é necessário que a avaliação do Teste escrito seja igual ou superior a oito valores.
Exame e exame de recurso-100% teste escrito

Bibliografia
- Simões, M. e Isidoro, A. e Caetano, J. e de Saldanha, S. (2013). "Manual de Organização e Gestão de Eventos". (Vol. 1). (pp. 1-2016). Lisboa: Edições Sílabo
- Barqueiro Cabrero, M. e Barqueiro Cabrero, J. (2007). "O Livro de Ouro Das Relações Públicas". (Vol. 1). (pp. 1-240). Lisboa: Porto Editora
- Lampreia, J. (2003). "Comunicação Empresarial - As Relações Públicas na Gestão". (Vol. 1). (pp. 1-111). Lisboa: Texto Editores

Método de interação
A aprendizagem teórica é complementada pela análise prática de casos reais, permitindo uma aprendizagem mais vocacionada para o mercado actual e novas tendências na gestão de eventos e das relações públicas.

Software utilizado nas aulas
NA