[J] Cibercultura

Comunicação Social
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Reflectir sobre a nova realidade cibercultural que nos rodeia, compreender os conceitos que a constituem e as implicações culturais, comunicacionais e sociais.

Programa
O que é a cibercultura?
- Noerbert Wiener e o prefixo cyber;Ciberespaço e realidade virtual; Cyborg; informação e o mito da Comunicação total.

Agenciamentos contemporâneos da cibercultura:
- Perspectivas cultural (livros/filmes); Social (redes sociais e realidade virtual e aumentada); Comunicacional (tecnologia e possibilidades)

Metodologia de avaliação
Aval. Contínua:
?3 trabalhos ao longo do semestre-3x25%
.Trabalhos em aula-25%
Dispensa de exame:
-Entrega 3 trabalhos e média positiva nos 4 elementos de avaliação.
Aval. por Exame:
-entrega obrigatória de 2 dos 3 trabalhos
(ver ficha UC )

Bibliografia
- , . e Levy, P. (1997). Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget
- Haraway, D. (1991). A Cyborg Manifesto. Nova Iorque: Routledge
- Felinto, E. e , . (0). Posthuman.com: cobercultura e pós-humanismo como temas comunicacionais. Acedido em 3 de junho de 2009 em www.campos.org.br/data/biblioteca_763.pdf

Método de interação
Aulas teórico-práticas onde os alunos terão de aplicar os conhecimentos teóricos em trabalhos práticos em contexto real.

Software utilizado nas aulas