[J] Cultura Visual e Paginação

 

Comunicação Social

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino

Pré-requisitos
Não Aplicável.

Objetivos
1. Demonstrar capacidade de observar e analisar uma obra pictórica.
2. Conhecer os mecanismos de representação e comunicação visual.
3. Planear e conceber projetos editoriais periódicos.
4. Conhecer regras gerais de paginação e tratamento de imagem.
5. Realizar projeto com os softwares gráficos.

Programa
1. Referência histórica na pintura, na fotografia e no poster
1.1. Valores e expressões culturais de cada época
1.2. Iconografia básica
2. Mecanismos de representação
2.1. Equilíbrio, proporção, perspetiva, ilusões óticas, iluminação, cor, disposição e caracterização de objetos e personagens
2.2. O retrato e a paisagem
3. Design editorial e paginação em edições periódicas: jornal e revista.
3.1. Elementos do design gráfico: formato, Tipografia, Imagem (fotografia e ilustração) e cor.
3.2. Fatores da Composição: equilíbrio, ritmo, coerência visual, repetição.
3.3 Legibilidade, hierarquia.
4. Software InDesign e Photoshop
4.1. Ferramentas de paginação.
4.2. Ferramentas de edição de imagem.
4.3. Criação e fechamento de documento com qualidade de impressão.

Metodologia de avaliação
FREQUÊNCIA (Contínua)
• Trabalhos de pesquisa, individual, equivale a 70%,.
• Trabalho projetual (design gráfico de jornal) realizado em grupo, equivale a 30%.

São dispensados de Exame os alunos que obtiverem em Avaliação por Frequência uma média ponderada dos dois elementos de Avaliação igual ou superior a 10 (dez) valores.

EXAME (Normal e Recurso)
• Trabalhos de pesquisa, individual, equivale a 70%.
• Exame prático de paginação, individual, equivale a 30%.

Bibliografia
- BARNHURST, K. (2001). The Form of News: A History. New York: The Guilford Press
- ARMENTIA, J. (2001). Diseño y periodismo electrónico. Bilbao: Universidad del País Vasco
- BAER, L. (2005). Produção Gráfica. São Paulo: Editora Senac
- DONDIS, A. (2015). Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes Editora
- GARCIA, M. (1991). Contemporary newspaper design. A structural approach. New Jersey: Prentice-Hall
- DAVIES, A. (2010). A Nova História da Arte De Janson. (Vol. 1). Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian
- EIMERT, D. (2013). Art of the 20th Century. (Vol. 1). London: Parkstone International

Método de interação
Apresentação dos conteúdos teóricos com apoio de meios audiovisuais. Aulas de práticas laboratoriais em que são propostos exercícios e projetos desenvolvidos no software adequado.

Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign e Adobe PhotoShop.