Atelier I

Comunicação Social
7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos
- Eduardo Manuel da Silva S. Pinhão

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Os estudantes devem reconhecer o meio rádio enquanto fenómeno de Comunicação, ao nível dos seus conteúdos e características. Devem também ser capazes de produzir conteúdos jornalísticos de rádio, assim como de animação de rádio. Finalmente, devem ser capazes de dominar a tecnologia do meio. Consolidar conhecimentos adquiridos noutros meios de comunicação e aplica-los na Rádio. Desenvolver projetos jornalísticos de áudio.

Programa
Módulo A - Hália Costa Santos
1. Enquadramento e características da Rádio
1.1 Contextualização histórica e a importância da Rádio
1.2 Serviço público/serviço privado
1.3 Estações generalistas e estações informativas
2. Os Géneros Jornalísticos na Rádio
2.1 A revista de imprensa
2.2 A notícia
2.3 A entrevista
2.4 A reportagem
2.5 A opinião
2.6 Os podcasts
2.7 Os conteúdos patrocinados
3. Os noticiários na Rádio
3.1 Informação de proximidade
3.2 Hierarquização da informação
3.3 Fontes de informação
3.4 Análise comparativa de noticiários


Módulo B - Eduardo Pinhão
1. História tecnológica da Rádio
- O aparecimento da rádio
- Rádio - presente e futuro
2. Tecnologias da Rádio
- Equipamento
- estúdio de emissão
- estúdio de exteriores
- estúdio de edição / produção
- Microfone
- tipos de microfone; omnidirecionais, cardioides, super cardioides e shotgun
- utilização do microfone
- técnicas de gravação em estúdio e exterior
3. Teoria da Rádio
- O radiojornalismo
- escrever para o ouvido
- linguagem média
- construção de notícias na rádio
- pirâmide invertida
- O discurso próprio da Rádio
- a importância dos sons e da criatividade
- Estrutura e funcionamento de uma Rádio
4. laboratório de Rádio
- Emissão
- a música e as emoções
- os noticiários
- jingles de rádio: indicativos, promoções, publicidade
- montagem e mistura de programas de rádio
- Construção de notícias para Rádio
- linguagem
- tempos verbais
- coerência na concisão
- Reportagem
- Sonoplastia
- Entrevista
- Debate
- Opinião
- Respiração e voz
- Dicção

Metodologia de avaliação
Frequência (Periódica)
MódA (HCS)
Prv escrita 80%
Trab Análise 20% (entrega 28/nov; apresentação a 5 e 12/dez)
MódB (EP)
Trab prt. 80%
Pres e Part 20%
Exame
MódA (HCS)
Prova escrita 100%
MódB (EP)
Prova prt 100%
A aprovação implica classificação mínima de 10 valores em cada Módulo (30%/70%)

Bibliografia
- Meneses, J. e , . (2008). Tudo o que se passa, passa na TSF - Para um livro de estilo. Lisboa: Editora Jornal de Notícias
- Portela, P. (2011). Rádio na Internet em Portugal. Vila Nova de Famalicão: Húmus
- Correia, F. (2004). A rádio não acontece... faz-se. Lisboa: Sete Caminhos
- Vaz Marques, C. (2004). Pessoal... e transmissível - XX-XXI. Lisboa: ASA, TSF, Diário de Notícias
- As audiências como elemento de compreensão das tendências da rádio entre as décadas de 1940 e 1970.(2017, 1 de janeiro). Revista Portuguesa de História da Comunicação,
- Emissora Nacional (1974-1975): uma estação do povo, ao serviço do povo.(2017, 1 de janeiro). Revista Portuguesa de História da Comunicação,
- A Rádio em Portugal.(2003, 0 de ---). http://www.bocc.ubi.pt/pag/cordeiro-paula-radio-portugal.pdf,
- 80 Anos de Rádio em Portugal.(2015, 1 de outubro). http://www.clubedejornalistas.pt/wp-content/uploads/2016/01/JJ61.pdf,

Método de interação
Nas aulas teóricas-práticas descrevem-se exemplificam-se os conteúdos e propõe-se a aplicação de casos práticos, incluindo análise de conteúdos radiofónicas.
Nas aulas práticas-laboratoriais aplicam-se os conhecimentos adquiridos em ambiente real.

Software utilizado nas aulas
Hardata; Soundforge; Audition