TeSP - Qualidade Alimentar

Área científica predominante:
, Código oficial do curso: T169
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

 

O CTeSP em Qualidade Alimentar é uma formação de nível superior, criada e registada no Instituto Politécnico de Tomar. Enquadra-se na área de formação de Indústrias Alimentares, área de formação considerada pelo IEFP como prioritária, sendo, também,  o setor agro-alimentar considerado um dos setores chave da região onde se insere o IPT. À necessidade de recursos humanos qualificados em qualidade alimentar para o setor empresarial industrial acrescem as necessidades para o setor empresarial dos serviços envolvendo a manipulação e transformação de alimentos, como é o caso da hotelaria e da restauração.  O TeSP em Qualidade Alimentar do IPT dá resposta a essas necessidades.

Os Técnicos Superiores Profissionais em Qualidade Alimentar, com diploma obtido na ESTT, poderão prosseguir os seus estudos na Licenciatura em Engenharia Química e Bioquímica da ESTT com creditação parcial da formação obtida no CTeSP em Unidades Curriculares dessa Licenciatura. Posteriormente, os estudos poderão prosseguir no Mestrado em Tecnologia Química da ESTT. 

Objectivos

 O CTeSP em Qualidade Alimentar tem como objetivo formar profissionais com competências para operar e supervisionar as operações ligadas à produção e controlo de qualidade dos alimentos, bem como implementar e manter um sistema de gestão de qualidade e segurança alimentar.