TeSP - Instalações Elétricas e Manutenção Industrial

Área científica predominante:
, 120 ECTS, 4 semestres, Código oficial do curso: T273
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

IEMI

 

O CTeSP em Instalações Elétricas e Manutenção Industrial (IEMI) visa disponibilizar técnicos com uma formação superior de nível 5 especializados numa área técnica transversal às pequenas e médias empresas que caraterizam o tecido industrial da região do Médio Tejo: a área das Instalações Elétricas e da Manutenção Industrial.

O CTeSP em Instalações Elétricas e Manutenção Industrial enquadra-se no projeto educativo do Instituto Politécnico de Tomar constituindo o primeiro passo (a par do CteSP em Automação Industrial) da formação na área da Engenharia Eletrotécnica, considerada como um dos pilares estratégicos da oferta formativa da instituição, a qual se desenvolve nos níveis 6 e 7 através do curso de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e do curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica com especialização em Controlo e Eletrónica Industrial, respetivamente.

 

Objectivos

Planear, desenvolver e gerir a execução e a manutenção de instalações elétricas e de equipamentos industriais, tendo em vista a otimização da instalação e o cumprimento dos requisitos da qualidade, das normas e dos regulamentos de segurança.
 

ATIVIDADES PRINCIPAIS:


Planear, orientar e acompanhar a execução de obras de instalações elétricas ou de instalações de equipamentos industriais, verificando a conformidade com o projeto e com as normas em vigor ou outras especificações técnicas.

Definir especificações técnicas para aquisição de produtos, materiais ou serviços.

Analisar, interpretar e promover a correção de anomalias de funcionamento em instalações elétricas de baixa tensão, sistemas de acionamento de máquinas elétricas, sistemas de automação industrial e sistemas de comando, sinalização e proteção.

Estabelecer programas e planos de gestão de energia em instalações elétricas de utilização.

Programar, gerir e executar a manutenção de equipamentos elétricos, eletrónicos e eletromecânicos e de instalações industriais.

Gerir e executar a instalação e a atualização de software dedicado aos processos industriais e a instalação e manutenção de equipamentos informáticos industriais e de sistemas de comunicação e de segurança.