Pós-Graduação em Produção Industrial

Área científica predominante:
, 41 ECTS, 4 semestres, Código oficial do curso:
Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Código oficial da escola 3243

A competitividade decide-se cada vez mais pela redução e controlo de custos e pela melhoria contínua dos processos produtivos no sentido da optimização de tarefas que efectivamente acrescentem valor ao produto, valorizado pelo cliente. Cria-se, assim, um conjunto de competências e disciplinas que quando aplicadas e mantidas, transformam os factores críticos em factores de sucesso, fundamentais para a sustentação das empresas no mercado, garantindo-lhes vantagens competitivas.

Outro factor importante para a competitividade, é a celeridade da implementação de novos produtos, com os menores custos possíveis, quer de desenvolvimento, quer de pré-produção. Para isso é fundamental maximizar a flexibilidade e o rigor na definição e cumprimento do objectivo “fazer bem à primeira”.

A função Produção assume hoje em dia uma importância relevante, focando a atenção dos gestores. É cada vez mais uma função que não deve ser limitada à gestão de pessoas e equipamentos, mas estender-se de forma incisiva e determinada aos grupos de desenvolvimento e comercial.

 

 

 

Objectivos

 Os principais objectivos da formação são:

  • Formar profissionais aptos a liderar equipas de produção, de manutenção industrial e de qualidade;
  • Difundir novas metodologias e conceitos de produção com especial atenção no lean manufacturing.

Os destinatários desta formação pós-graduada são:

  • Técnicos, quadros e gestores de empresas ou de organismos do Estado, titulares de uma licenciatura e desejem reforçar os seus conhecimentos em gestão da produção;
  • Profissionais com experiência acumulada que pretendam uma especialização nos modernos modelos de Gestão da Produção;
  • Recém-licenciados que pretendem complementar o seu plano de estudos numa área complementar à sua formação de base.