Pós-Graduação em Análise e Tratamento Computacional de Dados

Área científica predominante:
Pós-graduação, 50 ECTS, 2 semestres, Código oficial do curso:
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

Análise e Tratamento Computacional de DadosDecisões mais inteligentes!

 

A Estatística é atualmente utilizada em diversas Áreas do Conhecimento: Educação/Ensino, Sociologia, Psicologia, Biologia, Saúde, Agronomia, Economia, Gestão, Turismo, Desporto, Engenharia, etc., sendo muitas vezes imprescindível, no exercício de diferentes atividades, a utilização de um software para o tratamento estatístico de dados. É muito importante que numa sociedade desenvolvida e num mundo global se possua, para além da capacidade de ler e escrever, literacia Estatística que permita compreender melhor o mundo que nos rodeia.

Numa fase de mudança global em que as Instituições dispõem de grandes quantidades de informação/dados que pretendem sintetizar e analisar é imprescindível dispor de recursos humanos com competências na área de Análise e Tratamento de Dados, por forma a tomarem decisões eficientes como processo de diferenciação.

A Pós-Graduação em Análise e Tratamento Computacional de Dados destina-se a todos os que desejam obter a formação necessária para analisar e tratar dados. O programa desta formação revela características únicas ao considerar um regime de estudos e de ensino singulares e ao aliar os packages estatísticos, que permitem analisar de forma simples e rápida grandes quantidades de dados. Proporciona, ainda, aos participantes a capacidade de analisar dados e interpretar outputs resultantes da utilização de softwares estatísticos, preparando-os para trabalhar e decidir em organizações públicas e/ou privadas, para as quais o seu capital intelectual é uma mais-valia.

Objectivos

A Pós-Graduação em Análise e Tratamento Computacional de Dados tem como principal objectivo oferecer uma preparação avançada em Estatística, formar profissionais e investigadores na área de Análise e Tratamento de Dados, com especial incidência nas suas aplicações a diferentes áreas do conhecimento visando atender às necessidades de especialistas que pretendam melhorar os conhecimentos em Estatística.

Neste curso, de caráter eminentemente prático, procura-se uma abordagem pedagógica através da contextualização dos conceitos teóricos em exercícios práticos baseados na realidade do dia a dia. Pretende-se, assim, ultrapassar lacunas na formação em Estatística, respondendo à preocupação de profissionais e investigadores, nomeadamente quanto ao rigor científico aplicado aquando do planeamento de experiências, na realização de amostragem ou na adequada utilização de softwares, como por exemplo, Excel, IBM SPSS (Statistical Package for Social Science) e R. Estes permitem o contacto com as abordagens mais recentes e inovadoras, no âmbito do novo paradigma da Análise e Tratamento de Dados, sendo proporcionado ao participante na Pós-Graduação o contacto com um considerável número de casos práticos em várias áreas do saber.


moodle