IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2018/19

Contabilidade e Gestão

Introdução à Gestão de Empresas

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 2033/2018 - 14/02/2018

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 60,0 TP , Cód. 60298.

Docente(s)
- Rodrigo José das Neves Morais (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O objetivo da disciplina é promover a aprendizagem através da experiência teórico-prática, dos vários conteúdos programáticos. O aluno no final da Unidade Curricular deverá entender, compreender e aplicar conceitos gerais de gestão de uma organização. Espera-se que os alunos consigam:
- Desenvolver uma atitude de gestão através do conhecimento da evolução histórica da teoria das Organizações;
- Compreensão e estruturação do processo de deteção da Administração por Objetivos;
- Definição de critérios para avaliação do Controlo da Qualidade e da Produtividade;
- Desenvolvimento dos instrumentos de análise financeira necessários para que exista equilíbrio financeiro,
rentabilidade e autofinanciamento;
- Identificação dos Clientes-Alvo e das variáveis do Marketing-Mix;
- Compreensão do papel dos Recursos Humanos e sua Motivação como estratégia principal na Liderança e a Gestão do Pessoal.

Programa
1. O que é uma Organização
1.1. A evolução histórica da teoria das Organizações
1.2. Empresa? um caso particular de Organização
1.3. A Empresa versus o Meio Ambiente
1.4. A estrutura da empresa
1.5. Tipos de Organização
2. A Administração por Objetivos
2.1. Origens
2.2. Características
2.3. Fixação de objetivos
2.4. Planeamento Estratégico e Planeamento Tático
2.5. Ciclo da APO
2.6. Apreciação crítica da APO
3. A Função Produção
3.1. Tipos de processo de produção
3.2. Seleção do Processo Produtivo
3.3. O Controlo da Qualidade
3.4. Produtividade
4. A função Financeira
4.1. A noção de função financeira
4.2. As ferramentas contabilísticas
4.3. O equilíbrio financeiro
4.4. Rentabilidade e Autofinanciamento
5. A Função Comercial
5.1. Noção de Marketing
5.2. A estratégia de Marketing
5.3. Análise Matricial
5.4. Identificação dos Clientes-Alvo
5.5. As variáveis do Marketing-Mix
6. A Função dos Recursos Humanos
6.1. Qual o seu objetivo
6.2. A Motivação (principais abordagens)
6.3. A Liderança e estilos de gestão
6.4. O que é a Gestão do Pessoal
6.5. Estratégia dos Recursos Humanos

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Realização de três testes de avaliação, cuja média dos dois melhores terá uma ponderação de 50% na avaliação final e a realização de uma prova escrita final com a ponderação de 50% na avaliação final. Os alunos obterão aprovação com classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por Exame - Época Normal: Prova escrita. Serão considerados aprovados à disciplina os alunos com classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
Avaliação por Exame - Época Recurso: Prova escrita. Serão considerados aprovados à disciplina os alunos com classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.

Bibliografia
- Arnold, ,. e Chapman, S. (2000). Introduction to Materials Management. EUA: Prentice Hall.
- Sousa, A. (1990). Introdução à Gestão, uma abordagem sistémica. Lisboa: Editorial Verbo
- Trigo, V. e António, N. (1991). Pequenas Empresas – Sucessos e Insucessos. Lisboa. : Edições Sílabo

Método de Ensino
- Método expositivo e demonstrativo, com recurso à projeção de diapositivos. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica através da resolução de casos práticos e consulta de trabalhos relacionados com cada um dos temas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado