IPT Logotipo do IPT

Design Multimédia

História das Ideias do Design

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617534.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
a) Conhecer o design através da sua história/transformações
b) Compreender as relações de contágio entre o design e as artes plásticas
c) Ler o design à luz das grandes ideias e transformações
d) Descobrir personalidades e ideias fulcrais em design
e) Aplicar os conhecimentos adquiridos

Programa
1-Design para além da projetação
2-Design no séc. 19 e início do 20
3-Design e vanguardas artísticas
4-Campos e formas do design
5-Movimentos, apresentação de três casos e momentos distintos
6-Investigação, desenvolvimento e apresentação de conclusões em síntese

Metodologia de avaliação
A avaliação compreende a participação dos alunos nas tarefas propostas, durante as aulas e em momentos terminais, designados como Frequência.
A investigação e os eventuais exercícios que a enformam serão desenvolvidos em aula, em grupo e individualmente (apenas os exercícios).
Todas as tarefas possuem o mesmo peso.
•As têm de ser todos disponíveis na plataforma Teams da UC, até à aula anterior ao dia da frequência;
•Entrega, apresentação e defesa, em frequência, de todas as tarefas propostas, devidamente concluídos, incorporando as sugestões de melhoria e de transformação, dadas durante as aulas;
•Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores, dispensa com dez valores.
•Só são admitidos a exame alunos avaliados em frequência, que não tenham obtido aproveitamento naquela;
•O exame consiste na apresentação e defesa das tarefas propostas, devidamente alteradas, face ao que foi visto/avaliado em frequência;
•Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores, aprovação com dez valores.

Bibliografia
- Burdek, B. Design: History, Theory and Practice of Product Design. Acedido em 0 de janeiro de 0 em https://www.pdfdrive.com/design-history-theory-and-practice-of-product-design-e157478847.html
- Heller, S. e Chwast, S. e , . Graphic Styles. From Victorian to post-modern. Acedido em 0 de janeiro de 0 em https://www.pdfdrive.com/graphic-style-from-victorian-to-post-modern-d186643759.html
- Meggs, P. e Alston, P. Meggs' History of Graphic Design. Acedido em 0 de janeiro de 0 em www.pdfdrive.com/meggs-history-of-graphic-design-e156999662.html

Método de Ensino
1- Aulas teórico-práticas, natureza expositiva
2- Dissecação de momentos/personalidades
3- Promoção de investigação dum momento específico do design, movimento, ou personagem
4- Aplicação dos conhecimentos:
exercícios de reinterpretação

Software utilizado nas aulas
Software de processamento de texto e de apresentação

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de maio de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado