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Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Ambientes de Trabalho Saudáveis

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 15,0 TP , Cód. 92998.

Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os alunos devem ficar aptos a:
1- Identificar as características dos ambientes de trabalho saudáveis;
2- Identificar as características dos ambientes de trabalho não saudáveis;
3- Descrever os modelos de bem-estar no trabalho;
4- Identificar e caracterizar os principais conceitos associados à segurança e saúde no trabalho e ao bem-estar no trabalho;
5- Descrever os principais modelos teóricos de referência na área;
6- Definir estratégias de diagnóstico, intervenção e avaliação no contexto da promoção do bem-estar no trabalho;
7- Descrever o papel da gestão de recursos humanos na promoção de locais de trabalho saudáveis.
ODS: 3. Saúde de qualidade. 4. Educação de qualidade. 10. Reduzir as desigualdades.

Programa
Parte 1. Criar ambientes de trabalho saudáveis
1.1 Segurança e saúde em números;
1.2 Princípios e conceitos base de Segurança e Saúde no Trabalho;
1.3 Os benefícios de ter trabalhadores saudáveis;
1.4 Teorias sobre saúde e bem-estar individual e organizacional.
Parte 2. Reconhecer o trabalho não saudável
2.1 Características de ambientes de trabalho não saudáveis;
2.2 Distress e burnout;
2.3 Assédio e violência no trabalho;
2.4 Acidentes de trabalho e doença profissional;
2.5 Outros riscos psicossociais.
Parte 3. Desenvolver uma cultura de saúde
3.1 Definição de cultura saudável;
3.2 Cultura e Clima;
3.3 Liderança;
3.4 Capital psicológico e engagement do trabalhador;
3.5 Criar ambientes de trabalho saudáveis;
Parte 4. Avaliar e promover a saúde no trabalho
4.1 Avaliação: instrumentos e implementação;
4.2 Programas integrados de bem-estar;
4.3 Desafios associados à mudança.

Metodologia de avaliação
A avaliação periódica será constituída pela apresentação e defesa de trabalhos desenvolvidos em equipa (50%) e por uma prova escrita (50%).
Avaliação por exame: prova escrita.

Bibliografia
- Bichard, E. (2009). Creating a Healthy Work Environment through Sustainable Practices: Future Challenges. The Oxford Handbook of Organizational Well Being. (Vol. 1). UK: Susan Cartwright, and Cary L. Cooper (eds). Oxford Academic
- Cooper, C. (2011). Organizational Health and Wellbeing. London, England: Sage Publications.
- Gonçalves, S. e Neves, J. (2013). Occupational Health Psychology: From burnout to well-being. Rosemead, CA, USA: Scientific & Academic Publishing
- Gonçalves, S. (2013). Stress e bem-estar no trabalho: da definição aos modelos teóricos. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho
- Trades Union Congress, T. (2018). Your Health at Work. UK: Kogan Page
- Effects of a Total Worker Health: leadership intervention on employee well-being and functional impairment.(2021, 1 de dezembro). Journal of Occupational Health Psychology, pp. 582-598.
- The impact of healthy workplaces on employee satisfaction, productivity and costs.(2023, 20 de fevereiro). Journal of Corporate Real Estate, pp. 29-49.

Método de Ensino
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação e com análise e discussão de casos de estudo.
3. Apresentação e defesa de trabalhos desenvolvidos em equipa.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº220 de 15/05/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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