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Conservação e Restauro

Filosofia da Conservação

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 3380410.

Docente(s)
- Ângela Sofia Alves Ferraz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Esta UC tem como principal objectivo dotar os/as Alunos/as de uma fundamentação teórica e de uma base metodológica que lhes permita, por um lado, estabelecer protocolos de intervenção adequados e actualizados, independentemente da sua área de especialização e, por outro, dialogar de forma sustentada e inclusiva com os cada vez mais diversos intervenientes na tomada de decisão sobre o património. Como complemento da sensibilidade e capacidades de execução técnica que se pretende que sejam apuradas neste 2.º ciclo de estudos, esta UC irá promover os seguintes objectivos específicos:
a) Exercitar e desenvolver capacidades de reflexão e análise crítica, bem como capacidades de argumentação e comunicação em conservação;
b) Promover a capacidade de articular a conservação com outras áreas fulcrais para o seu entendimento mais profundo, desde as ciências aplicadas, à história e história da arte, sociologia, antropologia e economia;
c) Definir o papel da conservação e restauro na sociedade actual; apresentar tendências e formas de pensar a conservação; perceber os desafios que a sociedade actual coloca à conservação e restauro;
d) Suscitar o debate através da apresentação de situações desafiantes no âmbito da preservação do património, que exigem pensar além do estabelecido e não respondem a paradigmas clássicos;
e) Proporcionar ferramentas conceptuais conducentes a tomadas de decisão teoricamente fundamentadas e eticamente consistentes.

Programa
1. Conceitos fundamentais do pensamento contemporâneo em Conservação
1.1. O que se conserva? O que é o património?
1.2. Valores e a conservação do património;
1.3. Avaliação da significância cultural;
1.4. Grandes questões éticas: âmbito e aplicabilidade.
2. Metodologias de apoio à tomada de decisão
2.1. O conceito de “tempo” e a tomada de decisão;
2.2. Princípios orientadores para a tomada de decisão em conservação;
2.3. Tomada de decisão em conservação de arte contemporânea;
2.4. Tomada de decisão em conservação de bens etnográficos;
2.5. Conservação do património religioso vivo;
3. Tendências e preocupações actuais da Conservação
3.1. Património e sustentabilidade;
3.2. Património, conservação e sociedade atual.

Metodologia de avaliação
A avaliação depende de participação activa nas aulas (20% da nota final); e de um trabalho escrito (80% da nota final), a submeter durante as épocas de exame e com nota mínima de aprovação de 10 valores, com elaboração de uma declaração de significância cultural sobre objecto à escolha, usando metodologia à escolha, devidamente fundamentada. A presença nas aulas teórico-práticas é obrigatória.

Bibliografia
- Appelbaum, B. (2007). Conservation Treatment Methodology. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Australia ICOMOS, . (0). The Burra Charter: The Australia ICOMOS Charter for Places of Cultural Significance (including Practice Notes)). Acedido em 1 de fevereiro de 2019 em http://australia.icomos.org/wp-content/uploads/The-Burra-Charter-2013-Adopted-31.10.2013.pdf
- Muñoz Viñas, S. (2020). On the Ethics of Cultural Heritage Conservation. Londres: Archetype Publications
- Riegl, A. (2013). O Culto Moderno dos Monumentos e Outros Ensaios Estéticos. Lisboa: Edições 70
- Russell, R. e Winkworth, K. (2009). Significance 2.0: A guide to assessing the significance of collections. Sydney: Collections Council of Australia

Método de Ensino
Aulas T e TP com exposição e exemplificação dos conteúdos programáticos, recorrendo a casos concretos e debates que facilitem a assimilação dos conteúdos. Apresentação de casos práticos que reflictam as problemáticas abordadas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 20/2024 de 08/05

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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