Publicação em Diário da República: Aviso nº 1804/2017 de 16/02/2017
30 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 640,0 E , Cód. 618222.
Docente(s)
- Manuel Alberto Nogueira Henriques Rosa (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Formação em contexto de trabalho:
1 Definição da entidade de acolhimento, do plano individual de formação, do orientador da entidade de acolhimento e do supervisor da Escola Superior de Tecnologia de Tomar;
2 Implementação do plano individual de formação ao longo do período de estágio.
Apoio aos trabalhos desenvolvidos na entidade de acolhimento:
1 Análise do trabalho desenvolvido, esclarecimento de dúvidas, reavaliação da adequação do plano de trabalho e reajuste das propostas de trabalho a desenvolver;
2 Apoio à elaboração do relatório final de estágio. Definição da estrutura. Análise do material produzido;
3 Reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Autoavaliação.
Programa
Nesta unidade de formação será definido um programa de trabalho que estabelece as tarefas a desenrolar pelo formando, em contexto real de trabalho na empresa de acolhimento (mediante a celebração de um protocolo de realização da formação em contexto de trabalho entre o Instituto Politécnico de Tomar e a empresa). A orientação pressupõe horas de contacto orientadas para abordagem de conteúdos específicos de cada estágio e tipologia/processo necessários para cada local de acolhimento protocolado.
Metodologia de avaliação
A avaliação final dos alunos baseia-se em três componentes, sendo cada uma classificada para um total de 20 valores:
A Avaliação do Relatório final pelo júri;
B Avaliação da Apresentação do trabalho de estágio pelo júri;
C Avaliação do desempenho do aluno durante o estágio pelo orientador da entidade de acolhimento.
Nota final = A*0,5+B*0,2+C*0,3
Bibliografia
Método de Ensino
Formação em contexto de trabalho, orientação tutorial e participação em seminários e workshops específicos da principal área de formação e educação do curso.
Software utilizado nas aulas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável