Atelier de Criatividade e Empreendedorismo

 

TeSP - Gestão Comercial e Vendas

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 14,0 OT

Docente(s)
- Ana Isabel Gaspar Pacheco

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O objectivo da disciplina é promover a aprendizagem através da experiência prática, ajudando à criação de um potencial negócio cujo projecto deverá ter início na ideia de negócio, passando pela elaboração de um Plano de Negócios e a avaliação das condições de implementação da actividade.

Programa
1. Da ideia ao negócio
1.1. Gestão de ideias e identificação de oportunidades
1.2. Conceito criativo da ideia
1.3. Inovação, tecnologia e oportunidades de negócio
2. Metodologias para a escolha do projeto
2.1. Análise do potencial do promotor e da ideia
2.2. Análise do contexto do negócio
2.3. O risco dos negócios
2.4. Tipos de sociedades
2.5. As formas de iniciar a atividade
2.6. Competências internas necessárias
2.7. Pesquisa de mercados
2.8. Critérios de análise de oportunidades de negócios
3. Elaboração de um plano de negócios
3.1. A importância do plano de negócios
3.2. Escolha da forma jurídica e atividade
3.3. A formalização do plano de negócios
4. Plano de Negócios
4.1. Sumário executivo
4.2. Mercado, público-alvo
4.3. O posicionamento no mercado
4.4. Projeto/produto/ideia
4.5. Estratégia comercial
4.6. Processo de vendas, marketing
4.7. Gestão e controlo do negócio
4.8. Investimento necessário
4.9. Modelo financeiro do plano de negócios
5. Como criar a sua empresa
5.1. Instituições e documentação necessárias à constituição da empresa
5.2. A equipa empresarial
5.3. O pacto social
5.4. O início de atividade
6. Sucesso/insucesso empresarial

Metodologia de avaliação
A avaliação é efetuada por meio de um trabalho final, efetuada no período de avaliação continua (100%). Os alunos com classificação inferior a 10 valores na avaliação contínua são admitidos a exame, no período indicado no calendário escolar. Avaliação de exame feita por meio de um trabalho final (100%). Ao alunos com classificação inferior a 10 valores reprovam.

Bibliografia
- Bateman, T. e Snell, S. (2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. England: McGraw-Hill International Edition
- Drucker , P. (1989). Inovação e Gestão. Uma nova concepção de estratégia de empresa.. Lisboa: Editorial Presença

Método de interação
A disciplina é leccionada recorrendo a aulas teórico-práticas, em que será apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como serão discutidos os projectos dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Excel
Word

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável