Merchandising e Promoções

 

TeSP - Gestão Comercial e Vendas, Publicação em Diário da República - Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Explicar como funcionam os canais de distribuição
Expor as diversas ferramentas de merchandising e promoções
Compreender as especificidades de cada canal de distribuição
Organizar o ponto de venda
Relacionar o layout do estabelecimento com o público-alvo, sustentado com um plano de promoções

Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
- 4 Educação de Qualidade e 12 Produção e Consumo Sustentáveis.




Programa
1. Introdução
2. Canais de distribuição
3. Ponto de venda
4. Visual merchandising
5. Promoções

Metodologia de avaliação
Avaliação continua. Realização de trabalho prático (40%) com apresentação e discussão, (nota mínima de dez valores) e um teste (60%), (nota mínima de oito valores).

Exame normal: Exame (100%).

Bibliografia
- Demetresco, S. (2004). Vitrinas entre vistas: merchandising visual. Brasil: Senac
- Dioni­sio, P. e Levy, J. e Lendrevie, J. e Rodrigues, J. (2105). Mercator da Li­ngua Portuguesa - Teoria e pratica do marketing. Lisboa: Publicações D. Quixote
- Rosseau, J. (2008). Manual de Distribuição. Lisboa: Abril/Controljornal

Método de interação
O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável