Liderança e Motivação

 

TeSP - Gestão Comercial e Vendas, Publicação em Diário da República - Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL

Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O aluno deverá ilustrar o modo como a gestão pode criar um contexto organizacional com consequências positivas para os empregados (motivação, desempenho, satisfação), e para a empresa (estrutura, comunicação, eficácia e mudança). Serão discutidas caraterísticas individuais, de equipa e do contexto.

Programa
I. Introdução.
1.1. Conceito teórico de organização. 1.2. As origens da administração. 1.3. A importância de estudar o comportamento organizacional. 1.4. Modos de considerar organizações. 1.5. Processos organizacionais, estrutura e conceção. 1.6. Eficácia nas organizações.
II. Cultura Organizacional.
2.1. Cultura organizacional. 2.2. socialização e cultura. 2.3. Carateísticas da socialização eficaz. 2.4. Cultura organizacional e sistemas de valores societais. 2.5. A socialização como estratégia de integração.
III. Diferenças individuais e comportamento no trabalho.
3.1. Bases para a compreensão do comportamento no trabalho. 3.2. Variáveis individuais.
IV. Motivação e satisfação no trabalho.
4.1. Avaliação da performance. 4.2. Teoria do reforço. 4.3. Modelo de recompensa individual. 4.4. Recompensa intrínseca. 4.5. Turnover e absentismo. 4.6.. Sistemas de recompensa.
V. Comportamento de grupo e equipas de trabalho.
5.1. A natureza dos grupos. 5.2. Tipos de grupos. 5.3. Etapas de desenvolvimento de grupos. 5.4. Caraterísticas dos grupos e equipas.
VI. Poder, o controlo e o conflito.
6.1. O poder e a autoridade nas organizações. 6.2. Estratégias de controlo. 6.3. Definição do conceito e tipos de conflito e estilo de abordagem.
VII. Incerteza da envolvente específica.
7.1. Conceito de envolvente. 7.2. O modo como a envolvente influencia as organizações.
VIII. Liderança.
8.1. conceito de liderança. 8.2. Liderança e a sua importância no desempenho das organizações. 8.3. Liderança e influencia. 8.4. O trabalho em equipa e a construção de relações interpessoais. 8.5. Tipos de liderança, estilos de comunicação interpessoal e gestão das emoções nas organizações.
IX. Comunicação organizacional.
9.1. A importância da comunicação e implicações para a gestão.
X. Eficácia organizacional.
10.1. Distinção entre eficácia e eficiência. 10.2. Quais as caraterísticas das organizações eficazes.
XI. Mudança organizacional.
11.1. O que é a mudança organizacional. 11.2. Porque mudam as organizações, quando e como o fazem? 11.3. Porque falham os processos de mudança e quais as estratégias de que os gestores dispõem para vencer a resistência à mudança?
XII. Estudos de caso.

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua desta UC será através da realização de uma frequência (60%) e 1 trabalho de grupo (40%). O sucesso da disciplina pressupõe a obtenção de 9.5 em cada um dos momentos de avaliação.
Os alunos que optem por não efetuar quaisquer dos trabalhos ou que tenham sido excluídos da avaliação contínua poderão efetuar o exame final (100% da nota).

Bibliografia
- Cunha, M. e Marques, C. (2002). Comportamento organizacional e Gestão de Empresas. (Vol. 2ª). Lisboa: D.Quixote
- Goleman, D. (2002). Os Novos líderes: A inteligência emocional nas organizações. (Vol. 1). Lisboa: Editora Gradiva
- Goleman, D. (2001). Inteligência Emocional. (Vol. 1). Lisboa: Temas e Debates
- Goleman, D. (2015). Como ser um líder?. Lisboa: Temas e Debates
- Jesuíno, J. e , . (1996). Processos de liderança. Lisboa: Livros horizonte
- Tricker, B. (2009). Corporate Governance: Principles, Policies, and Practices. New York: Oxford
- Pina e Cunha, M. e Rego, A. e Pereira Lopes, M. e Ceitil, M. (2015). Organizações positivas. Lisboa: Edições Sílabo

Método de interação
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
MEA1 - Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
MEA2 - Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos.
MEA3 - Ativas, com realização de

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável