IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2017/18

Conservação e Restauro

Química 1

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016

4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 93805.

Docente(s)
- Manuel Alberto Nogueira Henriques Rosa (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Desenvolvimento de capacidades para a compreensão dos temas da química geral e sua aplicação aos processos de conservação e restauro de obras de arte, nomeadamente no trabalho de laboratório para a preparação de soluções, medição e entendimento da importância do pH.

Programa
Componente teórica:
1 - Estrutura da matéria: Propriedades da matéria; propriedades extensivas e intensivas; densidade e temperatura (escalas); Classificação da matéria - misturas e substâncias puras. Os átomos: A descoberta das partículas subatómicas; Número atómico e isótopos; Iões. Tabela Periódica: Variação periódica dos metais, não metais e metalóides. Configurações electrónicas e a tabela periódica: variação das propriedades atómicas.
2 - Ligação química: regra do octeto. Ligações covalentes, iónicas e metálicas. Nomenclatura dos compostos iónicos.
3- Estequiometria: Massa atómica, mole, massa molar e reacções químicas. Acerto de equações químicas; Soluções e molaridade. Preparação de soluções por pesagem, por diluição e a partir de soluções concentradas.
4- Ácidos e bases: Sistemas de ácidos Bronstead-Lowry; A autoionização da água; Cálculo das concentrações do ião hidrgénio e do ião hidróxido; Critérios para as soluções ácidas, básicas e neutras; O conceito de pH; Soluções de ácidos e bases fortes; Medição de pH; Exemplificação de medição do pH de soluções com medidor de pH, e indicadores universais.
5- Química orgânica: Hidrocarbonetos saturados; Alcanos; Cicloalcanos; Nomenclatura dos hidrocarbonetos saturados; Nomenclatura dos cicloalcanos. Grupos funcionais: álcoois e éteres; Aldeídos e cetonas; Ácidos carboxílicos; Ésteres; Aminas; Amidas; Polímeros.

Componente prática:
Trabalho nº1 - Trabalho de laboratório com vista à ambientação dos alunos ao laboratório de química, ao conhecimento do material de uso corrente, à utilização de balanças analíticas e à familiarização com a estatística descritiva na análise de dados.
Trabalho nº2 – trabalho de laboratório com vista à aplicação dos conhecimentos de estequiometria na preparação de soluções por pesagem, diluição e a partir de soluções concentradas.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua em 3 testes referentes à componente teórica e 2 relatórios dos trabalhos de laboratório referente à componente prática.
A avaliação final soma os valores obtidos em ambas as componentes e exige 10 valores para dispensa de exame.

Bibliografia
- Eastop, D. e Timar-Balaszy, A. (1998). Chemical Principles of Textile Conservation. Oxford: Butterworth
- Mateini, M. e Moles, A. (2001). La Quimica en la Restauration. San Sebastian: Ed. Nerea
- Vina Ferrer, S. e San Andres Moya, M. (2004). Fundamentos de Química e Física para la Conservation y Restauration. Madrid: Ed. Sintesis
- Wilks, (ed), H. (1984). An Introduction to Materials. (Vol. 1). London: The Conservation Unit; Museums & Galleries Commission

Método de Ensino
Aulas teóricas onde são leccionados os fundamentos teóricos e aulas práticas de laboratório onde se executarão ensaios com manuseamento de material de uso corrente de laboratório, de medição de volumes, de pesagem de massas e preparação de soluções.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado