IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Gestão Administrativa e Auditoria de Recursos Humanos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: RCC 21/12/2010 [DR.4928/2011 21.03.2011]

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 75,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964015.

Docente(s)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito (2)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Dotar os Alunos de conhecimentos sobre a gestão administrativa de RH.
Utilizar, em ambiente informático, o software SAGENext-Gestão de Pessoal, com vista ao payroll e à elaboração dos documentos estratégicos: Balanço Social, Relatório Único, Auditoria de RH, Balanced Scorecard, Tableaux Bord, etc.

Programa
Parte I – Criação de empresa – plataforma empresa na hora.
Parte II - O Contrato individual de trabalho
2.1. Definição de Contrato de Trabalho
2.2. A forma do contrato de trabalho
2.3. Trâmites legais à contratação
2.4. Duração do contrato
2.5. Tipos de contratos de trabalho
Parte III - O Absentismo
3.1. Os indicadores de Absentismo
3.2. Taxa de gravidade e o custo do absentismo
Parte IV - Ausências
4.1. Faltas justificadas com e sem remuneração
4.2. Faltas injustificadas: seus efeitos (novo)
Parte V – Férias
5.1. Conceito geral
5.2. Efeito das férias sobre o ano da admissão e o ano civil subsequente
Parte VI – O salário
6.1. A diferença entre retribuição e remuneração
6.2. A diferença entre salário base e vencimento base
6.3. O cálculo da massa salarial
6.4. A incidência dos descontos de IRS e TSU
6.5. O complemento da remuneração
6.6. Horas Extraordinárias (alterações 2015)
6.7. Diuturnidades
6.8. Prémios e Gratificações
6.9. Regalias complementares
Parte VII - Segurança Social
7.1. Obrigações da entidade patronal
Parte VIII – O Código Contributivo da Segurança Social
Parte IX – Utilização, em ambiente informático, do software SAGE Next, com vista ao processamento salarial (payroll) e elaboração de documentos estratégicos usados na Gestão Administrativa e na Auditoria de Recursos Humanos:
- Balanço Social.
- Relatório Único.
- Auditoria de Recursos Humanos.
- Balanced Scorecard.
- Tableaux de Bord.
- Análise e Qualificação de Funções.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Frequência (50%); atividades e trabalhos de grupo (50%). O Aluno dispensa do exame final com a média da avaliação contínua, igual ou superior a 10 valores.
Avaliação Final: Exame na época estabelecida.

Bibliografia
- Armstrong, M. (2014). Handbook of Personnel Management Practice. London: Kogan Page
- Melo, P. e Machado, C. (2015). Gestão de Recursos Humanos nas Pequenas e Médias Empresas. Lisboa: RH Editora
- Neves, J. e Garrido, M. e Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais - Teoria e Prática. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.
- Reis, P. (2014). Cálculo e Processamento Salarial. Lisboa: Lidel

Método de Ensino
Aulas com exposição oral, apoiadas por data show, e apresentação/discussão de casos e trabalhos desenvolvidos, através da utilização do software SAGENext.

Software utilizado nas aulas
SAGE: Gestão de Pessoal.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado