Laboratório de Arqueologia e Conservação do Património Subaquático
Projeto ESCOLA AZUL
A Escola Azul é um programa educativo que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal. O Instituto Politécnico de Tomar, pelo LabACPS colabora com atividades no ambito do Património Cultural.
Atividades em vigor:
(projeto) O OCEANO FAZ-NOS FALTA:
Descrição: O mar sempre exerceu uma forte atração no homem, quer pela beleza e grandiosidade, quer pela exploração de novos mundos, meio e seres. Entre os diferentes recursos que nos presentei-a, encontram-se os vestígios arqueológicos, como é o exemplo de caso deste vídeo. Ocorrem como “cápsulas de tempo” e jazem submersos escondidos dos nossos olhares. Eles guardam histórias e acontecimentos passados que retratam a nossa identidade e devem ser protegidos.
É neste sentido que apresentamos este livro, com pequenas histórias e contos sobre o património arqueológico, que podem ser usadas no 1º e 2º ciclo, no sentido de criar uma maior consciência cívica sobre o mar, sobre a profissão de arqueólogo e sobre o património cultural que ele encerra.
Convido-vos a ler.
Atividade:
- Vídeo de apresentação da atividade https://youtu.be/--cDbAd6uOk
- E-book Estórias com história do mundo subaquático para acesso a informação e aos contos infantis sobre património cultural subaquático. Edição IPT, CAAPortugal e Escola Azul
Outras atividades, agora também à distância, em
Sabias que se Conhece mais a Lua que o Fundo do Mar?
Direcionado para professores e alunos do 10.º ao 12.º ano de forma individual. Condicionado às vagas existentes. A atividade implica a participação de jovens nos projetos arqueológicos que o laboratório coordena, permitindo o contato direto com o património subaquático e uma compreensão mais precisa do que é ser arqueólogo. Estas atividades realizam-se normalmente durante o Verão e estão sujeitas a uma inscrição individual/carta de intenção que deverá ser dirigida para alexfiga@ipt.pt. Havendo vagas, o aluno será contactado para integrar equipas de investigação, seja em campo ou em laboratório, conforme os projetos existentes.