IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico

4as Jornadas de Turismo: Turismo Religioso 2022

 

A 4ª edição das Jornadas de Turismo do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), pretende relevar a importância do efeito multiplicador que o turismo poderá ter sobre outros setores advindos das próprias dinâmicas dos destinos culturais e turísticos e da sua capacidade de competitividade e atratividade. Encontrando-se ou não o turismo em processo de mudança de paradigma, é certo que se têm verificado transformações significativas no setor que tem impulsionado a mudança sobretudo ao nível do incremento da sustentabilidade. Em parte, esta mudança deve-se a um tipo de consumo por parte de quem visita os territórios, procurando-se a valorização dos produtos, as experiências e as emoções genuínas – diversidade e qualidade. O incremento da concorrência entre os destinos promove a necessidade de uma reinvenção e reestruturação onde o incentivo à participação da(s) comunidade(s) local passa pela oferta de experiências que se encontrem intrinsecamente ligadas ao território e à cultura local.

Neste sentido, as 4ªs Jornadas de Turismo: turismo cultural e religioso encontram-se organizadas através de um conjunto de painéis temáticos que conduzam à reflexão sobre:

  • a importância da comunicação digital para os territórios turísticos e culturais. O mundo digital altera-se diariamente e influencia diretamente o setor turístico, tornando-se fundamental comunicar: inspirar e fidelizar os visitantes e turistas;
  • a gastronomia como atrativo turístico-cultural-espiritual. A gastronomia é influenciada por vários fatores, mas sobretudo pela cultura e pela religião, constituindo-se um fator de identidade dos territórios;
  • as práticas de acessibilidade pelos caminhos do turismo cultural e religioso. A acessibilidade apresenta vantagens no processo de desenvolvimento turístico de qualquer território, devendo a acessibilidade incorporar todos os serviços e produtos turísticos.


Estas 4ªs Jornadas convidam a um momento de reflexão e debate de temas relevantes na área do turismo cultural e religioso com especialistas de renome do setor num contexto mais teórico sobre as temáticas específicas dos painéis apresentados. Ao mesmo tempo, convidam também para um contexto mais prático de visita técnica ao Laboratório de Turismo do IPT no Convento de Cristo de Tomar.

Mais informações e inscriçoes em http://www.jornadasdeturismo.ipt.pt/

 
<< voltar
 
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado