Gabinete da Qualidade e Sustentabilidade

Eventos CS11

2024

* 01 de março | Conferência Anual da CS/11 | Em formato presencial no Instituto Piaget de Almada

Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ) promovem o evento que celebra um modelo de participação voluntária das organizações do setor da Educação e Formação e que dá continuidade aos Encontros de Novembro que, todos os anos e ao longo de duas décadas, a Comissão Setorial para a Educação e Formação tem vindo a promover.

Pretende-se, com o tema deste ano INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E TRANSIÇÃO DIGITAL, promover a reflexão sobre os fatores críticos de sucesso no processo pedagógico de aprendizagem quando se usam as ferramentas digitais.

Destinatários – Todos os profissionais e atores do sistema de Educação e Formação em Portugal, assim como os interessados nas questões do ensino e seus desafios diários e a longo prazo; Pessoal Docente e Formador; Associações de Estudantes; Dirigentes e Quadros Técnicos ou com atividade relacionada com o Ensino Superior, Educação e Formação; Entidades Empregadoras; Sindicatos; Associações Profissionais; Associações de Pais; Representantes dos diversos setores da sociedade que interagem com o Ensino Superior, Educação e Formação.

Consulte o programa.

2022

* 06 de dezembro | Conferência Anual da CS/11 | Em formato presencial e transmitido em direto no canal do IPQ no Youtube

Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) – promovida e dinamizada pelo Instituto Português da Qualidade - IPQ realizou a sua Conferência Anual sobre o tema “Participação dos Estudantes na Governação e na Avaliação da Qualidade nas Instituições de Educação e Formação”, no Auditório do IAPMEI – Edifício L Campus do Lumiar.

A Conferência Anual da CS/11 é o evento que celebra um modelo de participação voluntária das organizações do setor da Educação e Formação e que dá continuidade aos Encontros de Novembro que, todos os anos e ao longo de duas décadas, a Comissão Setorial para a Educação e Formação tem vindo a promover.

Consulte o programa.

2021

* 13 de outubro | Conferência Anual da CS/11 | Em formato híbrido e transmitido em direto via Zoom

A Conferência Anual da CS/11 promovida e dinamizada pelo Instituto Português da Qualidade – realizou-se sobre o tema “Transformação Digital na Educação e Formação” na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

Mais de um ano após ter sido declarada a pandemia de covid-19, que obrigou as Instituições de Educação e Formação a adotar um “ensino de emergência” em modalidade online, a CS/11 pretendeu com este evento promover a partilha de conhecimentos adquiridos ao longo deste tempo, bem como a troca de experiências entre Instituições de Ensino e Formação de forma a contribuir para uma Transformação Digital do Ensino que possa satisfazer todas as partes interessadas.

O graphic recording das várias temáticas abordadas na Conferência está disponivel aqui.

2020

* 18 de outubro - 11 de novembro - 09 de dezembro | Conferência Anual da CS/11 | Teams

A Conferência Anual da CS/11 é o evento que celebra um modelo de participação voluntária das organizações do setor da Educação e Formação e que dá continuidade aos Encontros de novembro que, todos os anos e ao longo de duas décadas, a Comissão Setorial para a Educação e Formação tem vindo a promover.

Por contingência do período em que se viveu, a Conferência de 2020 concretizou-se através de 3 webinars, em datas distintas:

- 1.º webinar: Transformação Digital na Educação

- 2.º webinar: EaD: Uma abordagem pedagógica

- 3.º webinar: Interface das Tecnologias e das Pessoas em situação de aprendizagem

2019

* 14 de novembro | Encontro "Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade" | ISCTE-IUL - Auditório B203

* 11 de novembro | Desafios da Qualidade - Sessão de trabalho: Referenciais do SIGQ | Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra - Edifício E

2018

* 29 - 30 de novembro | III Congresso Internacional Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino Superior: das políticas à prática | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Pólo A

2010

* 20 de outubro - A técnica do Gabinete de Avaliação e Qualidade - Catarina Morgado, esteve presente no Encontro "Sistemas de Gestão da Qualidade no Ensino Superior" organizado pelo GT2 da Comissão Sextorial para a Educação e Formação (CS/11) no âmbito do Instituto Português da Qualidade (IPQ), e com o patrocínio do Centro de Formação para a Qualidade (CEQUAL) no Auditório do IPQ - Caparica .

O principal objetivo foi divulgar boas práticas de gestão da qualidade no Ensino Superior, nas áreas científica, educacional e de gestão.

2008

* 22 de outubro - A técnica do Gabinete de Avaliação e Qualidade - Catarina Morgado, esteve presente no Encontro "Inovação e Qualidade no Ensino Superior" organizado pela Comissão Sextorial para a Educação e Formação (CS/11) no âmbito do Instituto Português da Qualidade (IPQ), e com o patrocínio do Centro de Formação para a Qualidade (CEQUAL) na Reitoria da Universidade de Coimbra.

O principal objetivo foi divulgar práticas inovadoras no âmbito da aplicação das directivas do Regime jurídico de avaliação do ensino superior e promover o debate sobre as diferentes perspectivas e lógicas, individuais ou institucionais, no desenvolvimento de sistemas de promoção e avaliação da Qualidade no Ensino Superior, de forma a aumentar a motivação e estimular a maior adesão das comunidades académica, científica e técnica.