IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

Marketing Digital

Porque o futuro é teu!                                                                                                                                                                                                   O Técnico Superior Profissional em Marketing Digital é o profissional habilitado a desenvolver produtos, no uso integrado de aplicações informáticas, assim como competências de gestão de clientes, quer através de sistemas de CRM, quer através de marketing de conteúdos. Tem ainda a capacidade de programar e implementar campanhas de marketing digital, quer dentro do B2B, quer junto ao cliente final.                                                                                                                                                            O curso poderá funcionar em Mafra na Academia de Ensino Superior de Mafra e em Tomar.

 

ATIVIDADES PRINCIPAIS

Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;

Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital;

Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital;

Monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;

Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores;

Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas novas para venda de produtos, serviços e ideias;

Planear um estudo dos produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação;

Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online;

Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital;

Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital.

        

ECTS: 120
Local de Funcionamento: Tomar, Mafra.

Objectivos

Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados.
Analisar e discutir os resultados das acções comerciais, propondo novas ações e medidas corretivas.
Apoiar o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e ou serviços e promoções.
Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa.
Analisar os comportamentos dos clientes, diagnosticar as suas necessidades, propor o desenvolvimento de produtos digitais - em substituição ou em complementaridade, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda.
Assegurar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda online, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda.
Estudar os produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.
Produzir conteúdos escritos de divulgação.
Garantir a permanente atualização dos conteúdos.
Produzir relatórios de análise da comunicação da concorrência.

Saídas profissionais

O diplomado do TeSP em Marketing Digital está habilitado para exercer as seguintes funções, ao integrar as áreas de comunicação e/ou de vendas de uma organização:

  • Técnico de Marketing Digital;
  • Gestor de Redes Sociais;
  • Gestor de Conteúdos Online;
  • Técnico de Vendas Online;
  • Técnico de Marketing Direto.

Condições de Acesso

 

Provas de Ingresso

Área relevante para o ingresso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 43/2014, de 18 de março):

  • Português
  • Economia
  • Geografia
  • Matemática

Propinas e métodos de pagamento

 O valor da propina é de 600,00€ anuais (nacionais) e de 1000€ (internacionais)

Taxas e Emolumentos

 Candidatura   Nacionais 40,00€       Internacionais  50€

No caso do envio da documentação por mail (balcaounico@ipt.pt),o pagamento pode ser feito por transferência bancária para:

NIB: 0781 0112 0000 0001 2791 7

IBAN - PT50 0781 0112 0000 0001 2791 7

BIC - IGCPPTPL

Calendarização

Informações sobre Candidaturas e calendarização das mesmas poderão ser consultadas aqui

Para qualquer esclarecimento  entrar em contato com o Balcão Único  - Student Point of Contacto através do email balcaounico@ipt.pt ou por telefone 249328107

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11771/2016 de 27/09/2016

Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
Semestral
60591 Atelier de CriatividadeGestão e administração 2
60598 Comportamento do ConsumidorSociologia e outros estudos 3
60597 Comércio EletrónicoInformática na óptica do utilizador 6
60599 Direito das EmpresasDireito 5
605910 Gestão e Estratégia ComercialGestão e administração 4
60592 InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4
605911 Marketing DigitalMarketing e publicidade 4
60593 Métodos QuantitativosMatemática 4
60594 PortuguêsLíngua e literatura materna 4
605912 Princípios de MarketingMarketing e publicidade 6
605913 Princípios e Técnicas de Gestão de EmpresasGestão e administração 6
60595 Sociedade e EconomiaEconomia 4
60596 Tecnologias de Informação e ComunicaçãoInformática na óptica do utilizador 6
605914 Técnicas de ComunicaçãoJornalismo e reportagem 2

 

Plano curricular
Cód. UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
Semestral
605916 Análise de Casos em Gestão de Produtos e Serviços DigitaisGestão e administração 4
605915 Atelier de Inovação e EmpreendedorismoGestão e administração 2
605917 Comunicação e Comércio EletrónicoMarketing e publicidade 4
605918 Desenvolvimento de Produtos DigitaisMarketing e publicidade 5
605919 Estudos de MercadoMarketing e publicidade 4
605922 EstágioMarketing e publicidade 30
605920 Laboratório de Produção de ConteúdosMarketing e publicidade 5
605921 Tecnologias no Marketing e Comunicação DigitalMarketing e publicidade 6

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
605924 Atelier de criatividade e empreendedorismoGestão e administração 2 Susana da Conceição Vieira Rodrigues (2)
Jorge Simões (1)(2)
60592 InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4 Paula Cristina Ferreira Gomes (2)
Marta Dionísio (1)(2)
60593 Métodos QuantitativosMatemática e estatística 4 Helena Monteiro (1)
Cátia Filipa dos Reis Maneca (2)
José Faria Paixão (2)
605912 Princípios de MarketingMarketing e publicidade 6 Neuza Maria Eurico Cardoso (2)
Fátima Pedro (1)(2)
60595 Sociedade e EconomiaEconomia 4 Pedro André Costa Teixeira (2)
Cláudia Pires da Silva (1)(2)
60596 Tecnologias de Informação e ComunicaçãoInformática na óptica do utilizador 6 Inaê Pimentel Santa Ana (2)
Célio Marques (1)(2)
605923 Técnicas de escrita para o meio digitalLíngua e literatura materna 4 Rosana Antonio (2)
Manuela Silva (1)(2)
2º Semestre
605916 Análise de Casos em Gestão de Produtos e Serviços DigitaisGestão e administração 4 Paula Cristina Miguel da Silva (2)
José Pinheiro Nogueira (1)(2)
605925 Comunicação Visual e DigitalMarketing e publicidade 2 Inaê Pimentel Santa Ana (2)
Fernanda Catarina Amaro Cavalheiro (1)(2)
60597 Comércio EletrónicoMarketing e publicidade 6 Neuza Maria Eurico Cardoso (2)
Cristina Paula Lopes Ferreira de Sousa Marques (1)(2)
605919 Estudos de MercadoCiências sociais e do comportamento 4 Inaê Pimentel Santa Ana (2)
Ana Filipa Vieira Lopes Joaquim (2)
Rosa Brígida (2)
Fátima Pedro (1)(2)
605910 Gestão e Estratégia ComercialGestão e administração 4 Pedro Manuel Nobre Freire (2)
António Ferreira (1)(2)
605911 Marketing DigitalMarketing e publicidade 4 Ana Filipa Vieira Lopes Joaquim (2)
Anabela da Cruz Pereira (1)(2)
605913 Princípios e Técnicas de Gestão de EmpresasGestão e administração 6 Anabela da Cruz Pereira (2)
Sílvio Silva (1)(2)

 

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Parcerias

Câmara Municipal de Mafra - Academia de Ensino Superior de Mafra

Escola Secundária José Saramago

Escola Técnica e Professional de Mafra

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Gabinete: O210
t.: 00351 249 328 244
ext.: 1125
endereço de e-mail

Secretariado

Isabel Maria Lopes Pereira

Isabel Maria Lopes Pereira

Gabinete: B 115
t.: 249 328 290
ext.: 3108
endereço de e-mail

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado