IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

Licenciatura em Comunicação Social

Ano Letivo: 2018/19

 

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

 

Objectivos

Objetivos gerais da licenciatura em Comunicação Social


A licenciatura tem por objetivo a formação de profissionais da Comunicação, conscientes do mundo que os rodeia, com sentido crítico e com capacidade de adaptação a diferentes realidades. Consciente da sua essência (ensino superior politécnico), o curso proporciona aos seus estudantes um percurso que é simultaneamente teórico e laboratorial, com o objetivo de os preparar para o exercício profissional de forma sólida (do ponto de vista dos conhecimentos) e eficaz (do ponto de vista da prática).
Para além de um tronco comum, os alunos seguem o seu perfil (Jornalismo ou Comunicação Empresarial), frequentando UC específicas que mais se adaptem à carreira profissional que pretendem seguir. Pretende-se, desta forma, proporcionar uma formação diversificada, que permita aos estudantes obter uma preparação específica mas também multifacetada, como resposta às constantes mutações e diversidades do mercado profissional em que a licenciatura se situa.

Objetivos do perfil de Jornalismo


O perfil de Jornalismo tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da Comunicação Social e afins, aptos para assumir a execução operacional de competências especializadas, dentro da múltiplas facetas e exigências do setor.

Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área do Jornalismo, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de resposta a solicitações de parceiros da comunidade envolvente, ou através da produção de conteúdos disponibilizados em meios próprios ou de entidades com que o curso colabora.

O perfil em Jornalismo está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes em ambientes de trabalho altamente competitivos, seja em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

Objetivos do perfil em Comunicação Empresarial


O perfil de Comunicação Empresarial tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da consultoria e assessoria de comunicação, aptos para assumir a execução operacional de tarefas especializadas, mas também o de progressivamente assumir funções de conceção e gestão de Planos de Comunicação.

Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área da Comunicação Empresarial, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de prestação de serviços a parceiros da comunidade envolvente, ou através de case studies.

O perfil em Comunicação Empresarial está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes, seja em ambientes de trabalho altamente competitivos em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana

Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana

endereço de e-mail

Coordenador(a) Erasmus

Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho

Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho

t.: 241379500
endereço de e-mail

Secretariado

Adília Nogueira Carvalho Claudino

Adília Nogueira Carvalho Claudino

Gabinete: ESTA - Gab.1
t.: 241 379 532
ext.: 02500
endereço de e-mail
Ano Letivo: 2018/19

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012

Plano curricular
UC Ramo Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
Comunicação On-LineTronco ComumCiências da Comunicação 4
Géneros JornalísticosTronco ComumJornalismo 5
Inglês e os MediaTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
Língua Estrangeira - AlemãoTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
Língua Estrangeira - EspanholTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
Língua Estrangeira - FrancêsTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
Semântica e Pragmática do PortuguêsTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5
Teorias da Comunicação ITronco ComumCiências da Comunicação 6.5
2º Semestre
AlemãoTronco ComumLínguas Estrangeiras 5
Alemão AplicadoTronco ComumLínguas Estrangeiras 5
Alemão AplicadoTronco ComumLínguas Estrangeiras 5
Arte, Imagem e ComunicaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 5
CiberculturaTronco ComumJornalismo 5
Comunicação InternaTronco ComumComunicação Empresarial 5
Comunicação de CriseTronco ComumComunicação Empresarial 5
Comunicação e CulturaTronco ComumCiências da Comunicação 5
Conteúdos Multimédia para ComunicaçãoTronco ComumMultimédia 5
Discurso dos MediaTronco ComumCiências da Comunicação 5
Discurso e Formatos RadiofónicosTronco ComumJornalismo 5
Discurso e Formatos TelevisivosTronco ComumJornalismo 5
Elementos de GestãoTronco ComumCiências Económicas e Sociais 5
Escrita CriativaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5
EspanholTronco ComumLínguas Estrangeiras 5
Espanhol AplicadoTronco ComumLínguas Estrangeiras 5
Espanhol AplicadoTronco ComumLínguas Estrangeiras 5
Estudos de MercadoTronco ComumComunicação Empresarial 5
FotojornalismoTronco ComumJornalismo 5
FrancêsTronco ComumLínguas Estrangeiras 5
Francês AplicadoTronco ComumLínguas Estrangeiras 5
Francês AplicadoTronco ComumLínguas Estrangeiras 5
Gestão de EventosTronco ComumComunicação Empresarial 5
Grandes Temas da ActualidadeTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5
História das Ideias PolíticasTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5
InfografiaTronco ComumJornalismo 5
Informática Aplicada à ComunicaçãoTronco ComumTecnologias de Informação e da Comunicação 5
InglêsTronco ComumLínguas Estrangeiras 5
Inglês AplicadoTronco ComumLínguas Estrangeiras 4
Inglês AvançadoTronco ComumLínguas Estrangeiras 5
Introdução ao EmpreendedorismoTronco ComumCiências Económicas e Sociais 5
Introdução ao MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5
Introdução aos Estudos Linguísticos (Português)Tronco ComumCiências Sociais e Humanas 5
Introdução à PublicidadeTronco ComumComunicação Empresarial 5
Jornalismo ComparadoTronco ComumJornalismo 5
Jornalismo CulturalTronco ComumJornalismo 5
Jornalismo DesportivoTronco ComumJornalismo 5
Jornalismo EconómicoTronco ComumJornalismo 5
Jornalismo PolíticoTronco ComumJornalismo 5
Jornalismo de AgênciaTronco ComumJornalismo 5
Jornalismo de GuerraTronco ComumJornalismo 5
Jornalismo de InvestigaçãoTronco ComumJornalismo 5
Linguagens PublicitáriasTronco ComumComunicação Empresarial 5
Marketing das Organizações PolíticasTronco ComumComunicação Empresarial 5
Opinião e Imagens PúblicasTronco ComumComunicação Empresarial 5
PaginaçãoTronco Comum 5
Planos de ComunicaçãoTronco ComumComunicação Empresarial 5
Psicologia do ConsumidorTronco ComumComunicação Empresarial 5
Públicos e Público-AlvoTronco ComumComunicação Empresarial 5
Realização e Produção RadiofónicaTronco ComumJornalismo 5
Realização e Produção TelevisivaTronco ComumJornalismo 5
Recolha e Análise de DadosTronco ComumMatemática 5
Relações InternacionaisTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5
Relações PúblicasTronco ComumComunicação Empresarial 5
Teoria da NotíciaTronco ComumJornalismo 5
Teorias da Comunicação IITronco ComumCiências da Comunicação 6.5
Técnicas de Expressão Oral e EscritaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4.5

 

Plano curricular
UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier I - Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 7
Atelier I - JornalismoTronco ComumJornalismo 7
Estratégias de MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5
Laboratório de JornalismoTronco ComumJornalismo 5
Métodos QuantitativosTronco ComumMatemática 4.5
Tecnologias de AudiovisualTronco ComumMultimédia 4
Ética e Deontologia da ComunicaçãoTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4.5
2º Semestre
Análise de AudiênciasTronco ComumCiências da Comunicação 5
Assessoria de ImprensaTronco ComumComunicação Empresarial 5
Atelier II - Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 7
Atelier II - JornalismoTronco ComumJornalismo 7
Direito da ComunicaçãoTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4
Literatura e Pensamento ContemporâneosTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4
Práticas de RedacçãoTronco ComumJornalismo 5

 

Plano curricular
UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier III - Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 7
Atelier III - JornalismoTronco ComumJornalismo 7
Escrita DigitalTronco ComumJornalismo 5
Fundamentos de EconomiaTronco ComumCiências Económicas e Sociais 4.5
Marketing DigitalTronco ComumComunicação Empresarial 5
SemióticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4
Sociologia da ComunicaçãoTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4.5
2º Semestre
Estágio - Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 20
Estágio - JornalismoTronco ComumJornalismo 20
Projecto de Empreendedorismo - Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 20
Projecto de Empreendedorismo - JornalismoTronco ComumJornalismo 20

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

Plano curricular
UC Ramo Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
AlemãoTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5 Adriano Nuno Cruz Oliveira
EspanholTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
FrancêsTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5 Manuela Silva
Géneros JornalísticosTronco ComumJornalismo 5 Hália Santos
Inglês e os MediaTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5 Marta Dionísio
Introdução ao MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5 Carla Dias Marques da Cruz
Semântica e Pragmática do PortuguêsTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5 Maria Romana
SociologiaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5 Maria Romana
Cláudia Pires da Silva
2º Semestre
Comunicação OnlineTronco ComumMultimédia, Ciências da Comunicação 4 Raquel Botelho
Discurso dos MediaTronco ComumCiências da Comunicação 5 Hália Santos
História Económica e PolíticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5 Cláudia Pires da Silva
Inglês AplicadoPerfil JornalismoLínguas Estrangeiras 4 Marta Dionísio
Inglês AplicadoPerfil Comunicação EmpresarialLínguas Estrangeiras 4 Marta Dionísio
Técnicas de Expressão Oral e EscritaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 7 Maria Romana
[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco Comum 5 Susana Domingos
[CEM] Assessoria de ImprensaTronco Comum 5 Joana Conceição dos Santos
[CEM] Comunicação AutárquicaTronco Comum 5
[CEM] Comunicação TerritorialTronco ComumComunicação Empresarial 5
[CEM] Espanhol Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 5
[CEM] Estratégias de MarketingTronco Comum 5 Joana Conceição dos Santos
[CEM] Estudos de MercadoTronco ComumComunicação Empresarial 5 Luís Nunes
[CEM] Francês Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco Comum 5 Ana Paula Faria Ferreira
[CEM] Marketing DigitalTronco Comum 5 Luís Nunes
[CEM] Marketing das Organizações PolíticasTronco ComumComunicação Empresarial 5
[CEM] Psicologia do ConsumidorTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] Alemão Aplicado ao JornalismoTronco Comum 5 Susana Domingos
[J] CiberculturaTronco Comum 5 Raquel Botelho
[J] Discursos e Formatos RadiofónicosTronco ComumJornalismo 5
[J] Discursos e Formatos TelevisivosTronco ComumJornalismo 5
[J] Espanhol Aplicado ao JornalismoTronco ComumJornalismo 5
[J] FotojornalismoTronco Comum 5
[J] Francês Aplicado ao JornalismoTronco Comum 5 Ana Paula Faria Ferreira
[J] Jornalismo DesportivoTronco ComumJornalismo 5 Hália Santos
[J] Jornalismo EconómicoTronco ComumJornalismo 5
[J] Realização e Produção RadiofónicaTronco Comum 5 Eduardo Pinhão
[J] Realização e Produção TelevisivaTronco Comum 5 Hália Santos

 

Plano curricular
UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier IPerfil JornalismoJornalismo 7 Hália Santos
Eduardo Pinhão
Atelier IPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7 Carla Dias Marques da Cruz
Vanda Cristina Frazão Neves
Laboratório de JornalismoPerfil JornalismoJornalismo 5 Raquel Botelho
Métodos QuantitativosTronco ComumMatemática 4.5 Isabel Pitacas
Problemáticas ContemporâneasTronco ComumCiências Sociais e Humanas, Ciências da Comunicação 4.5 Gonçalo Velho
Relações Públicas e Gestão de EventosPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5 Vanda Cristina Frazão Neves
Teorias da ComunicaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4 Raquel Botelho
2º Semestre
Análise de AudiênciasTronco ComumCiências da Comunicação 5 Luís Nunes
Atelier IIPerfil JornalismoJornalismo 7 Hália Santos
Atelier IIPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7 Carla Dias Marques da Cruz
Raquel Botelho
Desafios da GlobalizaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4 Raquel Botelho
Linguagens PublicitáriasPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5 Carla Dias Marques da Cruz
Literatura e Pensamento ContemporâneosTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4 Maria Romana
Tecnologias do AudiovisualPerfil JornalismoJornalismo 5 Hália Santos

 

Plano curricular
UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier IIIPerfil JornalismoJornalismo 7 João Carlos Lopes Ferreira
Atelier IIIPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7 Joana Conceição dos Santos
Raquel Botelho
Comunicação InternaPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5 Luís Nunes
Escrita DigitalPerfil JornalismoJornalismo 5 Raquel Botelho
Fundamentos de EconomiaTronco ComumCiências Económicas e Sociais 4.5 Cláudia Pires da Silva
SemióticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4 Maria Romana
Ética e Direito da ComunicaçãoTronco ComumCiências da Comunicação, Ciências Sociais e Humanas 4.5 Hália Santos
Cláudia Sousa Rosa
2º Semestre
EstágioPerfil JornalismoJornalismo 20 Hália Santos
Raquel Botelho
Eduardo Pinhão
João Carlos Lopes Ferreira
EstágioPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 20 Luís Nunes
Projeto de EmpreendedorismoPerfil JornalismoJornalismo 20 Pedro Augusto Santana Figueiredo
Projeto de EmpreendedorismoPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 20 Pedro Augusto Santana Figueiredo
Plano curricular
UC Ramo Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
AlemãoTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
EspanholTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
FrancêsTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
Géneros JornalísticosTronco ComumJornalismo 5
Inglês e os MediaTronco ComumLínguas Estrangeiras 4.5
Introdução ao MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5
Semântica e Pragmática do PortuguêsTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5
SociologiaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5.5
2º Semestre
Comunicação OnlineTronco ComumCiências da Comunicação, Multimédia 4
Discurso dos MediaTronco ComumCiências da Comunicação 5
História Económica e PolíticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 5
Inglês AplicadoPerfil JornalismoLínguas Estrangeiras 4
Inglês AplicadoPerfil Comunicação EmpresarialLínguas Estrangeiras 4
Técnicas de Expressão Oral e EscritaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 7
[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 5
[CEM] Francês Aplicado à Comunicação EmpresarialTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] Alemão Aplicado ao JornalismoTronco ComumJornalismo 5
[J] Francês Aplicado ao JornalismoTronco ComumJornalismo 5

 

Plano curricular
UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier IPerfil JornalismoJornalismo 7
Atelier IPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7
Laboratório de JornalismoPerfil JornalismoJornalismo 5
Métodos QuantitativosTronco ComumMatemática 4.5
Problemáticas ContemporâneasTronco ComumCiências da Comunicação, Ciências Sociais e Humanas 4.5
Relações Públicas e Gestão de EventosPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5
Teorias da ComunicaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4
[CEM] Estratégias de MarketingTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] FotojornalismoTronco Comum 5
2º Semestre
Análise de AudiênciasTronco ComumCiências da Comunicação 5
Atelier IIPerfil JornalismoJornalismo 7
Atelier IIPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7
Desafios da GlobalizaçãoTronco ComumCiências da Comunicação 4
Linguagens PublicitáriasPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5
Literatura e Pensamento ContemporâneosTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4
Tecnologias do AudiovisualPerfil JornalismoJornalismo 5
[CEM] Assessoria de ImprensaTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] Realização e Produção TelevisivaTronco ComumJornalismo 5

 

Plano curricular
UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Atelier IIIPerfil JornalismoJornalismo 7
Atelier IIIPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 7
Comunicação InternaPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5
Escrita DigitalPerfil JornalismoJornalismo 5
Fundamentos de EconomiaTronco ComumCiências Económicas e Sociais 4.5
SemióticaTronco ComumCiências Sociais e Humanas 4
[CEM] Comunicação de CriseTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] Cultura Visual e PaginaçãoTronco ComumJornalismo 5
Ética e Direito da ComunicaçãoTronco ComumCiências da Comunicação, Ciências Sociais e Humanas 4.5
2º Semestre
Discurso e Formatos RadiofónicosTronco Comum 5
EstágioPerfil JornalismoJornalismo 20
EstágioPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 20
Projeto de EmpreendedorismoPerfil JornalismoJornalismo 20
Projeto de EmpreendedorismoPerfil Comunicação EmpresarialComunicação Empresarial 20
[CEM] Comunicação AutárquicaTronco ComumComunicação Empresarial 5
[CEM] Marketing DigitalTronco ComumComunicação Empresarial 5
[J] CiberculturaTronco ComumJornalismo 5

Condições de Acesso

 

Preferências regionais

Área de influência: Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém.

Vagas: 30%

Cursos com acesso preferencial: 602, 604, 813, 831, G80

Vagas: 20%

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:

06 Filosofia

09 Geografia

11 História

18 Português

Taxas e Emolumentos

 Tabela de emolumentos

Documentos necessários

• Boletim de matrícula 1ºano/1ªvez;
• Fotocópia (facultativa) do B.I. ou Cartão de Cidadão;
• Fotocópia do Cartão de Contribuinte (só para os estudantes que não forem titulares do
cartão de cidadão);
• Boletim Individual de Vacinas (antitetânica em dia);
• 2 Fotografias;
• Requerimento de Estatuto Trabalhador-Estudante (a)
• Requerimento do regime de Tempo Parcial (a)

a) Quando aplicável

Calendarização

 Acesso 

Saídas profissionais

As saídas profissionais possibilitadas pelo perfil de competências construído no Curso de Comunicação Social orientam-se para entidades privadas e públicas, tanto no perfil de Jornalismo como de Comunicação Empresarial. Incluem-se nestas entidades empresas de comunicação jornalística (de diferentes dimensões, desde o âmbito local ao âmbito nacional, e de diferentes áreas, desde a imprensa escrita ao audiovisual, passando pelo online e pela rádio), gabinetes de comunicação (públicos ou privados), autarquias locais e administração central e regional, empresas de diferentes setores de atividades (que necessitem de desenvolver estratégias de comunicação), fundações/associações e outras (que organizem eventos).

Entre os vários perfis profissionais que os licenciados de Comunicação Social se encontrarão capazes de ocupar contam-se os de:

Perfil de Jornalismo:

  • Jornalista de Imprensa
  • Online
  • Rádio
  • Televisão e Agência
  • Jornalista Multimedia
  • Fotojornalista
  • Técnico de Audiovisual
  • Produtor e Editor de Conteúdos

Perfil de Comunicação Empresarial:

  • Consultoria de Comunicação e Marketing
  • Assessoria de Imprensa
  • Relações Públicas
  • Organização e Gestão de Eventos
  • Gestão de Conteúdos

Locais de funcionamento

Abrantes

Abrantes
Ano Letivo: 2018/19
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos