IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

Energia e Biocombustíveis

Ano Letivo: 2013/14
O CET em Energia e Biocombustíveis é o único curso deste tipo na área da Bioenergia em Portugal.

 

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

 

Objetivos

O CET em Energia e Biocombustíveis tem como objetivo preparar especialistas capazes de operar instalações industriais de produção de biocombustíveis, ou de instalações industriais que utilizem as diferentes formas de bioenergia.

O especialista em Energia e Biocombustíveis deverá adquirir competências nas diferentes vertentes das bioenergias, como sejam a produção ou a utilização energética de biodiesel, de bioetanol, de biogás e de biomassa, e deverá ficar consciente da evolução de formas alternativas de bioenergia e da sua utilização, como seja o biohidrogénio, o "greendiesel", os biocombustíveis de Fisher-Tropsch, e a conversão em energia térmica, mecânica e elétrica, em particular em regime de cogeração.

Contactos

Secretariado

Hirondina Alves Sao Pedro

Hirondina Alves Sao Pedro

Gabinete: F207
t.: 249328150
ext.: 5202
endereço de e-mail

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Condições de Acesso

Podem candidatar-se à frequência do CET:

- Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

- Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;

- Os titulares de uma qualificação profissional do nível 3.

- Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;

 Os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, lhes sejam reconhecidas capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET.

 

Propinas e métodos de pagamento

O valor da propina anual é de 600,00€, podendo ser feito a pronto, em que beneficia de um desconto de 2%, ou por 10 mensalidades.

Taxas e Emolumentos

 Candidatura: 15€

Documentos necessários

• Fotocópia do B.I. ou Cartão de Cidadão; 
• Fotocópia do Cartão de Contribuinte (só para os estudantes que não forem titulares do 
cartão de cidadão); 

• 2 Fotografias; 
• Certificado de Habilitações 
• Curriculo  Vitae

Calendarização

 1ª Fase de Candidaturas

  • Pré Candidaturas - Online (abertas)
  • Candidaturas : 1 de Julho a 12 de Setembro, 2014
  • Resultados Provisórios: 3 de Outubrto de 2014
  • Reclamações : 6 a 17 de Outubro de 2014
  • LIsta Definitiva : 20 de Outubro de 2014 

Saídas profissionais

O Técnico Especialista em Energia e Biocombustíveis é o profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, participa na conceção e na operação de instalações de produção ou de utilização de biocombustíveis, colabora no apoio técnico à especificação, instalação, operação, manutenção, reparação e adequação de equipamentos de processo, e participa nos procedimentos de especificação e controlo de qualidade de matérias-primas e produtos.

Entre as saídas profissionais possíveis destacam-se empresas dedicadas à produção de biocombustíveis líquidos como o biodiesel ou o bietanol, ou a unidades industrias que valorizam subprodutos para a produção de biogás ou obtenção diretamente de energia através da biomassa.

Locais de funcionamento

Tomar

Tomar

Parcerias

O CET tem disponibilizado oportunidades de estágio em empresas dos vários setores da bioenergia, como sejam a Abrantaqua, a Caima, a Iberol, a Ferreira Gomes & Filhos, a Prio Biocombustíveis, a Resiestrela, a Sociedade de Destilação da Longra, a Sociedade Lusitana de Destilação, e a Torrejana, entre outras.
facebookmoodle
Ano Letivo: 2013/14
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado