IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Tecnologia Química

Introdução à Tecnologia Química

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 81425.

Docente(s)
- Dina Maria Ribeiro Mateus (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A disciplina tem por objetivos:
(a) dar uma visão integrada e estratégica da tecnologia de processos químicos e biológicos, das tecnologias de proteção ambiental e da sua integração com a sociedade atual;
(b) proporcionar uma introdução aos cálculos em tecnologia;
(c) apresentar as principais variáveis que caracterizam um processo, exemplificar as respetivas técnicas de medição e métodos de cálculo.
Após conclusão da unidade curricular com sucesso, os alunos deverão:
(a) compreender a importância das indústrias de processos químicos e biológicos e das tecnologias de proteção ambiental, para um desenvolvimento sustentável;
(b) dominar os vários sistemas de unidades e sua conversão; identificar o número de algarismos significativos; efetuar interpolações e regressões lineares e não lineares; usar calculadoras científicas e folhas de cálculo para representação e análise de dados;
(c) identificar as variáveis de processo e classificar os diversos tipos de processos; interpretar diagramas de fabrico.

Programa
1. Introdução: A indústria de processos químicos e biológicos; Principais sectores da indústria química e seus produtos; Noções de higiene e segurança Industrial; Segurança e regulamentação; Relação indústria - ambiente e tecnologias de proteção ambiental.
2. Introdução aos cálculos de engenharia: Unidades e dimensões; Conversão de unidades; Sistemas de unidades; Análise dimensional; Notação científica; Representação e análise de dados; Regressão linear simples e múltipla, desvio padrão e intervalo de confiança dos parâmetros da regressão; Linearização de equações por transformação de variáveis; Regressão não linear.
3. Processos químicos e bioprocessos: Variáveis de processo, massa, volume e densidade, caudais, composição química, pressão, temperatura; Classificação dos tipos de processos, operações unitárias e reatores.
4. Interligação de processos: diagrama de fabrico e diagrama de blocos; Casos de estudo.

Metodologia de avaliação
Apresentação e discussão de um trabalho de pesquisa bibliográfica (20%). Teste final escrito (80%). Nota mínima para aprovação de 10 valores em cada componente. Esta metodologia aplica-se em avaliação contínua e exame.

Bibliografia
- Himmelblau, D. e Riggs, J. (2012). Basic Principles and calculations in Chemical Engineering . US: Prentice Hall
- Lima, N. e Mota, M. (2003). Biotecnologia - Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas
- Mateus, D. (0). Apontamentos das aulas teóricas, Enunciados dos exercícios propostos e Tabelas de apoio . Acedido em 15 de setembro de 2021 em www.e-learning.ipt.pt
- Rousseau, R. e Felder, R. e Bullard, L. (2016). Elementary Principles of Chemical Processes. US: John Wiley & Sons

Método de Ensino
Aulas teóricas e expositivas, onde se descreve e exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais. Aulas teórico práticas onde se propõem a resolução de casos práticos. Visita de estudo a uma unidade industrial.

Software utilizado nas aulas
Folhas de cálculo Excel.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 02 de dezembro de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado