IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Comunicação Social

Atelier I:

<< back to Curriculum Plan

Publication in the Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 905467.

Lecturer
- João Miguel Magalhães Fernandes Cordeiro (2)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Prerequisites
NA

Objectives
Os estudantes devem reconhecer o meio rádio enquanto fenómeno de Comunicação, ao nível dos seus conteúdos e características. Devem também ser capazes de produzir conteúdos jornalísticos de rádio, assim como de animação de rádio. Finalmente, devem ser capazes de dominar a tecnologia do meio. Consolidar conhecimentos adquiridos noutros meios de comunicação e aplica-los na Rádio. Desenvolver projetos jornalísticos de áudio.

Program
Módulo A - Hália Costa Santos
1. Enquadramento e características da Rádio
1.1 Contextualização histórica e a importância da Rádio
1.2 Serviço público/serviço privado
1.3 Estações generalistas e estações informativas
2. Os Géneros Jornalísticos na Rádio
2.1 A notícia
2.2 A entrevista
2.3 A reportagem
2.4 A opinião
2.5 A revista de imprensa
2.6 Os conteúdos patrocinados
3. Os noticiários na Rádio
3.1 Informação de proximidade
3.2 Hierarquização da informação
3.3 Fontes de informação
3.4 Análise comparativa de noticiários


Módulo B - Eduardo Pinhão
1. História tecnológica da Rádio
- O aparecimento da rádio
- Rádio - presente e futuro
2. Tecnologias da Rádio
- Equipamento
- estúdio de emissão
- estúdio de exteriores
- estúdio de edição / produção
- Microfone
- tipos de microfone; omnidirecionais, cardioides, super cardioides e shotgun
- utilização do microfone
- técnicas de gravação em estúdio e exterior
3. Teoria da Rádio
- O radiojornalismo
- escrever para o ouvido
- linguagem média
- construção de notícias na rádio
- pirâmide invertida
- O discurso próprio da Rádio
- a importância dos sons e da criatividade
- Estrutura e funcionamento de uma Rádio
4. laboratório de Rádio
- Emissão
- a música e as emoções
- os noticiários
- jingles de rádio: indicativos, promoções, publicidade
- montagem e mistura de programas de rádio
- Construção de notícias para Rádio
- linguagem
- tempos verbais
- coerência na concisão
- Reportagem
- Sonoplastia
- Entrevista
- Debate
- Opinião
- Respiração e voz
- Dicção

Evaluation Methodology
Frequência (Periódica)
MódA (HCS)
Prv escrita 80%
Pres e Part 20%
MódB (EP)
Trab prt. 80%
Pres e Part 20%
Exame
MódA (HCS)
Prova escrita 100%
MódB (EP)
Prova prt 100%
A aprovação implica classificação mínima de 10 valores em cada Módulo (30%/70%)

Bibliography
- Correia, F. (2004). A rádio não acontece... faz-se. Lisboa: Sete Caminhos
- Meneses, J. e , . (2008). Tudo o que se passa, passa na TSF - Para um livro de estilo. Lisboa: Editora Jornal de Notícias
- Portela, P. (2011). Rádio na Internet em Portugal. Vila Nova de Famalicão: Húmus
- Vaz Marques, C. (2004). Pessoal... e transmissível - XX-XXI. Lisboa: ASA, TSF, Diário de Notícias

Teaching Method
Nas aulas teóricas-práticas descrevem-se exemplificam-se os conteúdos e propõe-se a aplicação de casos práticos, incluindo análise de conteúdos radiofónicas.
Nas aulas práticas-laboratoriais aplicam-se os conhecimentos adquiridos em ambiente real.

Software used in class
Hardata; Soundforge; Audition

 

 

 


<< back to Curriculum Plan
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado