IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico

Universidade Europeia liderada pelo IPT recebe selo de excelência da Comissão Europeia

 

A candidatura “KreativEU - Knowledge and Creativity European University” apresentada à linha de financiamento União Europeia European Universities (ERASMUS+), pelo consórcio de 7 instituições europeias de ensino superior, liderado pelo Instituto Politécnico de Tomar, recebeu o Selo de Excelência da Comissão Europeia, que certifica a qualidade notável da proposta apresentada.


O consórcio é composto pelo Instituto Politécnico de Tomar (Portugal), pela Universidade de Valahia de Târgoviste (Roménia), pela Universidade de South Bohemia em Ceské Budejovice (República Checa), pela D. A. Tsenov Academy of Economics (Bulgária), pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Adana (Turquia), pela Universidade de Camerino (Itália) e pela Universidade de Trnava (Eslováquia). Esta é uma aliança única que associa e liga o património, as tradições, o artesanato e o folclore locais e nacionais a um valor europeu comum, reforçando a identidade, a coesão, a economia do conhecimento, o emprego, a criatividade, a cultura e o bem-estar europeus, assente numa visão partilhada da importância da diversidade cultural e artística europeia.


Embora o projeto não tenha obtido financiamento da UE devido aos reduzidos valores disponíveis, o consórcio estabeleceu uma rede coesa e sustentável de forma a apresentar propostas conjuntas para novos projetos, nomeadamente às linhas de financiamento da UE Capacity Building, Erasmus KA2 e Horizon Europe. O consórcio pretende atrair novos públicos e estudantes através de novas unidades de ensino desenvolvidas em conjunto, programas de mestrado, escolas de verão e estágios. No âmbito das iniciativas conjuntas, estão agendadas ações de mobilidade para investigadores participarem nos Blending Intensive Programme (BIP).


Até ao momento o consórcio apresentou candidaturas ao programa Erasmus KA2 – Cooperation partnership in higher education com o projeto “Heritage Game”, ao programa UNESCO UNITWIN Network com o projeto “Heritage Preservation, Science, Communication, and Sustainable Communities” e ao programa Erasmus Mundus Design Measures com a proposta da criação de um Master conjunto na área do Património Cultural com o título “Heritage – multidisciplinar approach for better preservation”. Estas ações estão alinhadas com os objetivos estratégicos da União Europeia para o ensino superior e para a preservação e a valorização do património cultural. De acordo com os comentários da agência europeia, o consórcio já se encontra a trabalhar nas melhorias da proposta e conta apresentar nova candidatura no 1º trimestre de 2024.

 

<< voltar
 
 
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado