Politécnico de Tomar acolhe Encontro da Sustentabilidade nos Países de Língua Portuguesa

Acontece no Instituto Politécnico de Tomar, de 11 a 15 de outubro, o XXIII Encontro da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa (REALP) – Ciências da Sustentabilidade em Língua Portuguesa.

A REALP é constituída, atualmente, por 14 universidades de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde, integrando também os Ministérios do Ambiente em Portugal e no Brasil, a Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT) e as congéneres brasileiras CAPES e CNPq.

A Rede foi criada em 1997, por iniciativa dos governos de Portugal e do Brasil, com o objetivo global de promover a cooperação científica na área do ambiente e do desenvolvimento sustentável, tendo-se alargado progressivamente a todos os Países lusófonos.
Com 26 sessões académicas, o Encontro em Tomar foi motivado pela necessidade de reorganizar a rede, devido ao seu crescimento institucional e ao seu impacto científico e social. A criação de Mestrados e Doutoramentos internacionais em rede e a articulação com outros Países, nomeadamente do Mediterrâneo e do Atlântico, são duas das prioridades deste encontro, que discutirá e aprovará recomendações em temáticas que incluem os territórios de baixa-densidade demográfica, as bacias hidrográficas, a economia circular, o património, as responsabilidades do setor financeiro, entre outras.

Mais informações: www.xxiiirealp.ipt.pt