Gabinete de Relações Internacionais - GRI

Mobilidade Internacional de Crédito-ICM

Através da nova ação "Mobilidade Internacional de Crédito" - ICM - as Instituições de Ensino Superior Europeu podem agora desenvolver acordos de mobilidade com parceiros em todo o mundo para receber e enviar estudantes e staff. As bolsas existentes serão objecto de divulgação através da Circular do GRI a toda a comunidade académica. A circular estabelecerá os prazos, tipos de bolsa e regras aplicáveis assim como os documentos necessários à candidatura.

ABERTURA DE CONCURSO PARA MOBILIDADES-BREVEMENTE

Documentos gerais:

Legend: SMS ( Grants for study - students); STA ( Grants for Teaching); STT ( Grants for Training - staff); SMP ( Grants for training - Students)

Documentos específicos ICM/IPT (candidatura Institucional) - Contrato 2023-1-PT01-KA171-HED-000121358

Este projeto, inserido na estratégia de internacionalização do IPT, foi aprovado no âmbito do Programa Erasmus +, Educação e Formação 2023 – Ensino Superior – Ação KA171 – Mobilidade para Fins de Aprendizagem. Decorre entre 01/08/2023  e 31/07/2026  e possibilita a mobilidade IN e OUT de estudantes  e pessoal entre instituições dos seguintes países: Kosovo, Arménia, Azerbaijão, Ucrânia, Jordânia, Índia e São Tomé e Príncipe.

Documentos específicos ICM CONSÓRCIO AMIGO - Contrato 2022-1-PT01-KA171-HED-000075162

O Consórcio AMIGO – AMbIte e GestãO, na área da sustentabilidade e ambiente, foi criado em 2017 por iniciativa de 5 instituições de ensino superior- Univ. de Évora, Univ. de Lisboa, Univ. Nova de Lisboa, Univ. de Aveiro e Instituto Politécnico de Tomar que pertencem à Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP).
Este projeto do consórcio AMIGO foi aprovado no âmbito do Programa Erasmus +, Educação e Formação 2022 – Ensino Superior – Ação KA171 – Mobilidade para Fins de Aprendizagem. Decorre entre 01/08/2022 e 31/07/2025 e possibilita a mobilidade IN e OUT de estudantes e pessoal docente entre instituições dos seguintes países: Portugal, Montenegro, Albânia, Marrocos, Palestina, Líbano, Tunísia, Egipto, Israel, Argélia, Brasil, Chile, Peru, Colômbia, Estados Unidos da América, Timor Leste, Angola, África do Sul, Cabo verde, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Moçambique, Senegal, Republica Democrática do Congo, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Namíbia, Mali, Tanzânia.

Nota: A abertura de concurso é divulgada por Circular do GRI a toda a Comunidade Académica; os resultados da seleção podem ser consultados no GRI; Staff e estudantes incoming devem tb consultar as IES de envio