Nova gravura rupestre descoberta em campanha coordenada pelo Politécnico de Tomar

Uma terceira gravura rupestre com mais de 20 mil anos foi descoberta no vale do Ocreza no âmbito de uma campanha de prospeção arqueológica coordenada por investigadores do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e da Universidade Autónoma de Lisboa.

De acordo com a investigadora e arqueóloga do IPT e Instituto Terra e Memória em Mação, Sara Garcês, a gravura encontrada diz respeito à representação da parte traseira do que parece ser um bovídeo, isto é, “um auroque pré-histórico”. Embora a rocha esteja partida, estima-se que a figura seria de dimensões consideráveis.

A descoberta da rocha com a gravura rupestre foi feita no âmbito de uma campanha de prospeção arqueológica que ali decorre em parceria com o Instituto Terra e Memória, Câmara Municipal de Mação, Museu de Arte Pré-Histórica e Sagrado do Vale do Tejo e Centro de Geociências. Esta é já a terceira gravura encontrada e situa-se a cerca de dois quilómetros das anteriores, identificadas em 2000 e 2021.

Esta nova descoberta é, na perspetiva da arqueóloga, o reforçar da certeza da equipa “de que o vale do Ocreza efetivamente tem um potencial enorme em relação à arqueologia e a novas descobertas de arte paleolítica nesta região”. Perante este novo resultado, a equipa antecipa a possibilidade de localizar outras gravuras ao longo de quatro quilómetros atualmente em estudo.

Para o diretor científico do Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo e Docente Coordenador do Politécnico de Tomar, esta descoberta coloca novas perguntas e abre novos caminhos de prospeção e investigação. “Faz-nos supor que este território pode, de facto, ser maior do que se imaginava, menos localizado, e possivelmente envolvendo o conjunto Vale do Tejo com o resto do complexo de arte rupestre Vale do Tejo. E isto do ponto de vista do património, é importantíssimo”, sublinhou Luiz Oosterbeek em declarações à Agência Lusa.

No seguimento desta descoberta, a Câmara Municipal de Mação decidiu classificar aquela área como zona de interesse municipal.

Fotografia de Kenia de Aguiar Ribeiro