Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia

No próximo dia 30 de junho, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) será palco do evento “Liberta a tua CriaTIvidade com a Tecnologia”, uma iniciativa organizada pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância (LIED), com várias atividades ao longo do dia dirigidas ao público em geral.

A manhã é dedicada a workshops sobre robótica, programação, modelação 3D e realidade virtual.

A tarde conta com a presença da Senhora Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, durante a sessão de abertura.

A iniciativa é organizada no âmbito do projeto SparkDigiGirls – "Empower Girls Creativity Through Use of Digital Technologies” (ERASMUS+) que visa encorajar as raparigas a explorar as tecnologias digitais tais como a RA (Realidade Aumentada), a RV (Realidade Virtual), a IA (Inteligência Artificial) e a IdC (Internet das coisas), entre outras. O projeto é finalista European Digital Skills Awards 2023 na categoria Empowering Youth in Digital.

Durante a sessão plenária serão dinamizadas duas mesas-redondas: a primeira, onde serão apresentados os resultados do projeto, conta com a presença da Coordenadora Internacional do Projeto, Célio Gonçalo Marques, Coordenador nacional do projeto e Diretor do LIED, António Manso, Investigador do projeto, Luís Colaço, Mentor do projeto e docente do Agrupamento de Escolas Nuno Santa Maria (AENSM), e alunas do AENSM; a segunda, sobre o tema da tecnologia no feminino, conta com a presença de representantes dos projetos Engenheiras por um Dia e Fundação Women4Cyber e representantes das empresas Microsoft, Softinsa e Toinovate Consulting.

A entrada no evento é gratuita mediante inscrição em: https://bit.ly/spark30junho. A presença, mediante inscrição prévia, confere direito a certificado de participação digital. Para os professores que participem será solicitada certificação como Ação de Curta Duração.

Fica o convite para participarem!