IPT Logotipo do IPT

Tecnologias Integradas de Produção Industrial

À Conversa com o Diretor

 

 

Nome do curso: Tecnologias Integradas de Produção Industrial

Grau: Formação Superior de Nível 5

Duração: 2 anos

Escola: Escola Superior de Tecnologia de Tomar

Nome do Diretor: Manuel Rosa

Formação do Diretor de curso: Licenciado em Engenharia Química Industrial; Mestrado em Métodos Instrumentais e Doutorado em Ciências Ambientais

Manuel Rosa

Em que consiste este curso?

R: Trata-se de um curso com uma duração de 2 anos ou 4 semestres, sendo o último semestre um estágio numa empresa. O curso consiste numa formação inicial com unidades curriculares de carácter geral, de revisão e de apoio, seguindo-se formação em várias áreas técnicas da fileira da indústria da produção de papel. Da floresta ao papel, passando pelo tratamento de efluentes e pela produção de energia a partir da biomassa florestal. No entanto, a formação também fornece ferramentas para o desempenho de funções noutro tipo de indústrias e de atividades económicas.

 

Quais as competências que os alunos podem adquirir?

R: Os alunos adquirem competências nas áreas de produção de pasta e papel, produção de energia por biomassa, na manutenção mecânica e elétrica de equipamentos industriais, na gestão florestal e no tratamento de efluentes.


Quais as profissões no mercado associadas a este curso?

R: Este é um curso que tem como parceiro o grupo Altri que é um dos grandes grupos económicos e industriais Portugueses. Os formandos têm a possibilidades de se tornarem colaboradores nas várias empresas do grupo Altri, ou optar pelos inúmeros outros sectores de atividade onde sejam necessárias as competências oferecidas pelo curso. Os formandos poderão estabelecer-se como operadores de sistemas de produção de pasta de papel, de estação de tratamento de efluentes residuais e de produção de energia a partir de biomassa. A formação adquirida permite também aos formandos a possibilidade de exercer funções muito relevantes nas áreas de manutenção industrial, nomeadamente mecânica e elétrica, bem como funções específicas relacionadas com a operação e manutenção da instrumentação de controlo de processos. Os formandos recebem ainda formação inicial na área da política integrada da qualidade que fornece as bases para atividades relacionadas com a gestão da floresta..


Porquê escolher este curso?

R: Este curso oferece uma possibilidade de integração imediata num sector industrial que paga bons salários e que neste momento procura colaboradores. Por se tratar de um grupo económico com interesses em várias áreas produtivas, os formandos têm ao seu dispor um vasto leque de opções profissionais. No entanto, os formandos não têm que se limitar às opções oferecidas pelo grupo Altri porque as competências adquiridas, por exemplo nas áreas de manutenção, permitem-lhes exercer funções em praticamente todos os sectores de atividade industrial.


Porquê vir estudar para o IPT?

R: O Instituto Politécnico de Tomar é uma instituição de ensino de referência em diversas áreas e no caso particular deste curso, a formação oferecida é o resultado da integração e ensino de uma longa fileira de conhecimentos, num ambiente especialmente adaptado com laboratórios dedicados e docentes muito experientes com formação especializada nas áreas deste curso.

 



 

 
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado