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Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Design Multimédia I

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964420.

Docente(s)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
1. Apresentar uma visão crítica sobre a conteúdo audiovisual.
2. Compreender a sua composição e formatos como conteúdo multimédia distribuído em diferentes plataformas
3. Entender o conceito de imagens em movimento como veículo e suporte de informação e comunicação, devidamente ajustado para a plataforma de distribuição.
4. Abordar a linguagem audiovisual como forma e conceito, dominando as técnicas de edição através de ferramentas adequadas (Software NLE), na sua componente de vídeo, áudio ou com o reforço gráfico (animado) como complemento de informação na narrativa.
5. Executar a construção de narrativas e animações visuais, dominando as técnicas e ferramentas (Softwares) de produção audiovisual e a sua distribuição.

Programa
1. A Linguagem audiovisual
a. Narrativas associadas às técnicas de comunicação.
b. As diferentes formas de comunicação (manipulação) através do vídeo.
c. O Audiovisual como conteúdo multimédia.
d. Plano, Cena e Sequência.
e. Enquadramentos.
f. Composição e perspetiva.
g. Movimentos de câmara.
h. Flashback, elipse, raccord.
i. Regras de filmagem.

2. A camara Vídeo e o áudio
a. Diferentes tipos de camara e o seu manuseamento.
b. Diferentes tipos de lentes e a sua adequada utilização.
c. Tipos de suportes de informação e ligação de comunicação.
d. A relação entre velocidade/abertura/Iso
e. Resoluções de imagem e codecs de gravação.
f. O frame rate (FPS)
g. Aspect ratio na captura
h. O áudio
i. A captura de áudio
j. Os microfones
k. Os formatos e codecs de áudio.

3. Edição de vídeo e de áudio em software NLE
a. Gestão de conteúdos e definição da resolução de trabalho.
b. Aspect ratio da imagem na edição (associado à plataforma de difusão)
c. Workflow dos softwares de edição não lineares (NLE).
d. Técnicas de ingest e Proxy.
e. Técnicas de edição de conteúdos em timeline (sequência)
f. Sobreposição do vídeo em camadas e a sua gestão.
g. Técnicas de composição com elementos gráficos.
h. Som e os seus formatos.
i. Edição de som e a mistura quando em camadas.
j. Edição multi-camara.
k. Técnicas avançados de edição.
l. Técnicas de exportação como produto de comunicação e informação
m. Formatos e codecs para diferentes plataformas de distribuição.

4. Desenvolvimento de conteúdos para diferentes plataformas
a. Diferença da linguagem audiovisual nas diferentes plataformas
b. Diferenças na forma de aquisição de vídeo consoante a plataforma de distribuição.
c. Diferenças nos aspect ratio aplicado a cada uma das plataformas


5. Conceitos introdutórios à pós-produção de vídeo (em software NLE)
a. Grafismos
b. Grafismo animado
c. Noções básicas de animação
d. Ligação entre softwares
e. Conceitos básicos de correção de cor e gradação de cor (LUT)

6. Desenvolvimentos de projetos
a. Conceção e produção de projetos práticos de vídeo e áudio com a aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, gerindo todo o workflow de captura, produção e pós-produção e distribuição.

Metodologia de avaliação
Frequência (época normal):
20% Participação (realização e entrega de trabalhos durante as aulas)
40% Trabalho prático final (nota mínima de 10 valores)
40% teste escrito (nota mínima de 10 valores)


Época Exame e Recurso:
20% exercícios práticos (executados e entregues em aula)
30% Teste teórico (nota mínima de 10 valores)
50% Trabalho prático (nota mínima de 10 valores)


O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

O aluno reprovará por faltas, se não frequentar 2/3 das aulas, de acordo com o disposto no ponto 4 do Artigo 8º, do regulamento Académico do IPT

Bibliografia
- Breslin, J. (2007). Produção de imagem e som. brasil: Campus
- Fridsma, L. e Gyncild, B. (2018). Adobe After Effects CC Classroom in a Book. (pp. 1-416). EUA: Adobe Press
- Grilo, J. (2007). As lições do Cinema. (Vol. 1). (pp. 218). Portugal: Colibri
- Martin, M. (2005). A Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro

Método de Ensino
Aulas expositivas onde são apresentados os conceitos e demonstrados através da visualização de diferentes tipos de conteúdos.
Aulas práticas, aplicação de conhecimentos, quer no manuseamento de equipamento quer aplicados em software.

Software utilizado nas aulas
Adobe Premiere Pro
Adobe After Effects
Adobe Audition
Davinci Resolve Studio

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de abril de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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