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Animação e Modelação 3D e Jogos

Tecnologias Audio e criação de Música

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 65438.

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A. Utilizar ferramentas digitais de tratamento e melhoramento de áudio;
A.1. Captar, editar, misturar e exportar ficheiros áudio para audiovisual e jogos;
B. Conhecer os princípios fundamentais de teoria e composição musical;
B.1. Reter conceitos que permitam compor efeitos e ambientes musicais.
C. Conceber e gerar ambientes e efeitos sonoros para audiovisual e jogos;
C.1. Gerar e editar ficheiros áudio para audiovisual e jogos;


Programa
1. Edição e tratamento de áudio
1.1 Ferramentas
1.2 Efeitos e equalização
2. O Processo de gravação
2.1 Ferramentas e Equipamentos
3.Fundamentos da teoria musical
3.1 Escalas e Acordes
4. O áudio de um Jogo Digital
4.1 Conceitos e Estruturas
5. Conceção de efeitos sonoros interativos e música não-linear
5.1 Sonoplastia
5.2 Efeitos Sonoros

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
O aluno poderá optar por uma avaliação por uma das seguintes formas

a) clássico (opção por defeito)
Frequência I (teórico-prática): 50%
Frequência II (teórico-prática): 50%
OU
b) gamificação, com frequências obrigatórias e dois conjuntos/etapas de mini trabalhos resolvidos durantes as aulas usando léxico e técnicas de gamificação, sequenciados da seguinte forma:

1.Etapa A
2.Frequência I (teórico-prática): 50%
3.Etapa B
4.Frequência II (teórico-prática): 50%

A etapa A e B da Gamificação consistem (cada uma):
- Cada etapa compreende 5 Mini-trabalhos/exercícios práticos (designados por missões) resolvidos durante as aulas, onde por cada exercício o aluno (jogador) pode ganhar 1 cristal (3 pontos) ou 1 Estrela (1.5 pontos), até ao máximo de 5 cristais possíveis.
- A soma das pontuações finais da etapa (resultantes da soma dos valores dos cristais acumulados) dos mini-trabalhos será creditado como bónus na classificação final na frequência seguinte, de acordo com a sequência indicada em cima, mas só até ao limite de 9 valores.
- Por cada etapa os alunos que completarem todos os mini-trabalhos/missões com sucesso recebem como bónus extra de 5 pontos adicionais (1 Diamante), somados ao bónus anterior.

Bibliografia
- Schoenberg, A. (2015). Fundamentals of Musical Composition. : Amazon
- Thomas, C. (2015). Composing Music For Games. : Routledge
- Williams, D. e Lee, N. (2018). Emotion in Video Game Soudtracking. : Springer International Publishing AG

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe Audition; Audacity; Bandlab

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 199 - 08/05/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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