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Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Tecnomorfologia e Materiais

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3 ECTS; 1º Ano, Anual, 13,0 TP , Cód. 201456.

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
O aluno deverá adquirir competências na análise de tecnomorfologia de materiais arqueológicos e ser consciente da importante dimensão do testemunho implicitamente contido nos conjuntos artefactuais, sobretudo os líticos e cerâmicos.
Neste sentido o aluno deverá reconhecer e saber aplicar os métodos teórico e práticos usados para analisar fragmentos de objetos provenientes de intervenções arqueológicas.

Programa
1. Conceitos e noções sobre as formas da cultura material e das tecnologias associadas à sua produção:
1.1 A matéria-prima;
1.2 A tecnologia;
1.3 O artefacto;
1.4 As culturas;
1.5 O tecnocomplexo;
1.6 As tipologias e outras análises de padrões;
2.Tecnomorfologia Lítica:
2.1 A matéria - prima: principais rochas utilizadas;
2.2 A economia das matérias - primas; jazidas, transporte, troca e utilização;
2.3 Noções de talhe;
2.4 As técnicas de fabrico: desgaste primário, lascagem, polimento;
2.5 Tipologia lítica, classificações tradicionais e a necessidade de determinação objetiva de atributos;
2.6 As indústrias líticas, o conceito de cadeia operatória e caracterização das indústrias líticas
3. Tecnomorfologia Cerâmica:
3.1 Classificação taxonómica dos materiais cerâmicos;
3.2 Atributos morfológicos e técnicos, tecnologia da cerâmica, fabrico, cozedura, tratamento da superfície;
3.3 Técnicas decorativas.
3.4 Relação cerâmica e espaço: Índice cronológico;
3.5 A cerâmica e a organização social.
3.6 A cerâmica e a economia. Produção de cerâmica e distribuição - o comércio;
3.7 Os processos utilizados no estudo das cerâmicas: ficha de campo, marcação, registo, descrição, classificação e tipologia, ficha de registo, armazenagem, conservação e restauro.

Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada por dois momentos: Frequência e Exame.
A frequência será avaliada por um trabalho teórico-prático 80%.mais a participação nas discussões e atividades de aula. Avaliação dada de 0 a 20 valores. O aluno deverá ter média de 10 valores para ser considerado como aprovado.
O exame será avaliado por um trabalho teórico-prático aplicado a um estudo lítico ou cerâmico.

Bibliografia
- Ameida, F. (1995). O Método de Remontagens Líticas: enquadramento teórico e aplicações.. Lisboa: EAM
- Bordes, F. (1968). The Old Stone Age. . (Vol. 1). New York.: World University Library.
- Gourhan, L. (1983). Os Caçadores da Pré-História.. Lisboa: Ed.70
- Tixier, J. e Inizan, M. e Roche, H. (1980). Prehistoire de la piedre taillé. Paris: Cercle de Recherches et études préhistoriques p.120

Método de Ensino
Aulas de ensino à distância, usando a plataforma B-elearning, com discussão dos conteúdos em aulas virtuais.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint, BigBlueButton, E-learning

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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