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Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Antigas Civilizações

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6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 10,0 T + 14,0 TP + 2,0 S , Cód. 201453.

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)(2)
- Maria Madalena Giraldes Barba Pessoa Jorge Oudinot Larcher (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos deverão adquirir competências na compreensão das diferentes pré-civilizações, sobretudo do Próximo Oriente, e civilizações da Antiguidade Clássica, com destaque para a civilização Grega e Romana. A aquisição de competências pelos alunos permitirá que estes capazes, no final da unidade, de integrar cronológica e culturalmente cada um dos estados definidos e reconhecer as principais características comportamentais e a cultura material destes grupos.

Programa
1. Introdução às pré-civilizações e aos comportamentos humanos que deram origem às primeiras civilizações.
1.1 Os Sumérios, Assírios e Babilónios
1.2 O Egipto
1.3 Fenícios e Cartagineses
1.4 Reflexos das diferentes pré-civilizações na Península Ibérica e persistências atuais.

2. A Antiguidade Clássica
2.1. Emergência, desenvolvimento e queda das civilizações Grega e Romana:
2.1.1. Breve síntese histórica dos principais marcos da civilização grega;
2.1.2. Coordenadas da cultura helenística no império de Alexandre Magno;
2.1.3. Breve síntese histórica dos principais marcos da civilização romana;
2.1.4. As elites romanas e a cultura helenística;
2.1.5. Marcos fundamentais de uma civilização urbana e universalista:
2.1.5.1. As infraestruturas urbanas e viárias; comércio e circulação;
2.1.5.2. O Direito e as Instituições
2.2 A definição da matriz cultural ocidental: Conceitos de cidade, de lei, de território, de Sociedade:
2.2.1. O Território e a sua ordenação:
2.2.1.1. Entre os gregos;
2.2.1.2. Entre os romanos;
2.2.2. A Cidade:
2.2.2.1. Um universo material, social, político e cultural, entre os gregos;
2.2.2.2. das heranças gregas às marcas romanas (infraestruturas materiais, ordenamento dos espaços e organização social; o expansionismo militarista e civilizacional de uma cidade - Roma)
2.3 Reflexos das civilizações clássicas na Península Ibérica e persistências atuais:
2.3.1. Marcos e vestígios da presença grega;
2.3.2. Marcos e vestígios da civilização romana:
2.3.2.1. Linguísticos: o latim, raiz das línguas peninsulares;
2.3.2.2. Materiais: viários, arquitetónicos e urbanos;
2.3.2.3. Culturais (jurídicos, filosóficos, científicos e religiosos).

Metodologia de avaliação
Esta UC possui dois períodos de avaliação designado de Frequência e Exame.
No período de frequência será considerado um trabalho escrito (40%) e uma breve apresentação oral (40%). Será considerado ainda 20% para a participação nas aulas e discussões.
No período de exame será realizado um Teste teórico que corresponderá a 100% da avaliação.

Bibliografia
- Brandão, J. e Oliveira, F. (2019). História da Roma Antiga.. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
- Bringmann,, K. (1998). Storia Romana.. Bolonha: Il Mulino
- Cornell, T. (1995). The beginnings of Rome. Italy and Rome from the Bronze Age to the Punic Wars (c. 1000-264 BC).. Londres: Routledge
- Monteiro, J. (2009). Grandes conflitos da História da Europa.. Coimbra: Imprensa da Unversidade de Coimbra

Método de Ensino
Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamante de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, revisões de matéria e visualização de documentários.

Software utilizado nas aulas
Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word, e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 23/2024 de 26/06

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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