IPT Logotipo do IPT

Licenciatura em Contabilidade

À Conversa com o Diretor

 

Nome do curso: Contabilidade

Grau: Licenciatura

Duração: 3 anos

Escola: Escola Superior de Gestão de Tomar

Nome do Diretor: Pedro Augusto Nogueira Marques

Formação do Diretor de curso: Especialista em Contabilidade e Fiscalidade; Mestrado em Gestão/MBA pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

Pedro Marques

Em que consiste este curso?

R: A licenciatura em Contabilidade tem como principais objetivos:

  • Proporcionar aos seus estudantes o desenvolvimento de competências próprias para o futuro exercício de uma carreira profissional, com responsabilidades assentes em contabilidade e relato financeiro, altamente prestigiante, qualificante e recompensadora;
  • Contribuir para, através da qualidade do serviço prestado, ser reconhecida a importância do trabalho do contabilista, visto como uma ferramenta que, em primeira linha, deve servir de apoio à tomada de decisão pelos gestores;
  • Contribuir para satisfazer as necessidades de rigor e transparência da informação que deve ser disponibilizada aos stakeholders, dentro do quadro ético que se exige em qualquer entidade do setor público ou privado, como fator de proteção dos legítimos interesses dos acionistas, investidores, credores, trabalhadores, do Estado e da sociedade em geral;
  • Contribuir para a prestação de “boas contas” dos recursos disponibilizados aos responsáveis pelos organismos da Administração Central e Local e outras entidades sem fins lucrativos, pela consciência do relevo crescente do designado “value for money”.

 

Quais as competências que os alunos podem adquirir?

R: O licenciado em Contabilidade pelo Instituto Politécnico de Tomar irá possuir competências nas áreas da contabilidade financeira, contabilidade de gestão, fiscalidade, controlo de gestão, planeamento, auditoria, gestão e gestão financeira.


Quais as profissões no mercado associadas a este curso?

R: Sendo a licenciatura em Contabilidade reconhecida pela Ordem dos Contabilistas Certificados, aos licenciados em Contabilidade abrem-se diversas oportunidades profissionais, ficando, desde logo, especialmente habilitados para acederem à profissão de Contabilista Certificado.

Também ficam capacitados para integrar a estrutura hierárquica e funcional de entidades, do sector privado ou público, especialmente, nas áreas administrativa, contabilística e financeira, podendo, de igual modo, prestar apoio nessas áreas como consultores e no domínio da formação.

A estrutura curricular permite, ainda, o exercício de funções de auditoria, ficando em boas condições para uma futura candidatura à profissão de Revisor Oficial de Contas. A profissão de auditor interno será uma alternativa viável de saída profissional.

A abrangência das matérias lecionadas ao longo do curso permite que os licenciados se possam adaptar com facilidade ao exercício de funções fora de Portugal, em particular, nos Países de Língua Oficial Portuguesa e na União Europeia, incluindo as próprias Instituições Europeias.


Porquê escolher este curso?

R: A licenciatura em Contabilidade do Instituto Politécnico de Tomar apresenta uma estrutura curricular exigente e um corpo docente de reconhecida competência académica e profissional, traduzindo-se numa excelente preparação dos seus diplomados.

A licenciatura em Contabilidade integra no último semestre do curso, a unidade curricular de Simulação Empresarial, que irá permitir aos alunos adquirir não só uma visão prática da profissão de Contabilista Certificado, mas também uma vivência ética da profissão, num ambiente de simulação da realidade empresarial.

Esta unidade curricular de Simulação Empresarial apresenta ainda a mais-valia, a quem a concluir com sucesso, de permitir a dispensa de realização de estágio profissional a quem pretender inscrever-se na Ordem dos Contabilistas Certificados.


Porquê vir estudar para o IPT?

R: Com mais de 30 anos de existência e uma oferta formativa de Licenciaturas, Pós-Graduações e diversos Mestrados nas mais variadas áreas, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) tem feito todos os esforços para responder de forma positiva e eficaz aos desafios que lhe são apresentados, possuindo instrumentos e meios altamente inovadores e dinamizadores alcançados através de parcerias com diversas empresas e entidades e através de diversas iniciativas de cariz científico-tecnológico. As Escolas (Escola Superior de Gestão de Tomar – ESGT, Escola Superior de Tecnologia de Abrantes – ESTA e Escola Superior de Tecnologia de Tomar – ESTT) possuem infraestruturas e serviços direcionados para uma formação capaz de integrar os nossos licenciados e mestres no mercado de trabalho. Possui laboratórios modernamente equipados bem como infraestruturas e serviços de apoio que dão resposta às diversas necessidades dos alunos.

 

 

 
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos