IPT Logotipo do IPT

Gestão de Turismo

À Conversa com a Diretora

 

Nome do curso: Gestão de Turismo

Grau: Formação Superior de Nível 5

Duração: 2 anos

Escola: Escola Superior de Gestão de Tomar

Nome do Diretor: Eunice R. Lopes

Formação do Diretor de curso: Doutoramento (Antropologia/Especialização: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia/FCSH.UNL)

 

Em que consiste este curso?

R: O Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Turismo, destina-se a qualificar profissionais técnicos para exercer funções ao nível da gestão da cadeia de valor das atividades turísticas, e para intervir a nível da gestão de planeamento e de desenvolvimento de produtos e de serviços, ligados ao setor do turismo.

Quais as competências que os estudantes podem adquirir?

R: Pretende-se que os estudantes adquiram competências a nível, do planeamento e desenvolvimento de produtos e serviços ligados ao setor do turismo sob enquadramento organizacional, da orientação de equipas de trabalho no âmbito de diferentes tipos de atividades do setor turístico, da organização de eventos de acordo com os segmentos de mercado e da gestão de operações turísticas e de sistemas de reservas em agências de viagens. Podem ainda cooperar na identificação de situações de riscos e segurança na atividade turística, na realização de estudos de mercado relacionados com a atividade turística, na elaboração de orçamentos empresariais, no desenvolvimento de planos de marketing digital, na elaboração de relatórios de análise ao perfil dos visitantes/turistas e também a nível da gestão museológica. A par destas capacidades e conhecimentos, são desenvolvidas competências relacionadas com as TIC e com as Tecnologias de Multimédia e Imagem ao contexto turístico.

Quais as profissões no mercado associadas a este curso?

R: De entre as profissões no mercado associadas a este curso, encontram-se as exercidas em empresas privadas do setor do turismo, tais como, empresas de organização de eventos, operadores turísticos e agência de viagens. Também podemos encontrar estes profissionais, na administração central, regional e local de turismo e cultura (como por exemplo, em museus, câmaras municipais), ou ainda em organizações públicas ou privadas ligadas a serviços, atividades e produtos turístico-culturais.

Porquê escolher este curso?

R: Este curso apresenta três vantagens essenciais no domínio do turismo e da cultura, angariando vantagem competitiva no mercado de trabalho. Primeira vantagem - tem uma forte componente prática e profissionalizante orientada às necessidades reais do mercado de trabalho. Segunda vantagem - apresenta um leque diversificado de conteúdos que permite ao estudante conhecer bem o contexto de terreno que o rodeia, para poder planear e desenvolver produtos de turismo e cultura. E, terceira vantagem- tem um Estágio final, que garante uma formação de contexto de trabalho na área da gestão de turismo de forma próxima aos stakeholders e sistema empresarial. O curso fornece as competências necessárias para o estudante poder entrar no mercado de trabalho com uma qualificação profissional mais técnica e prática.

Porquê vir estudar para o IPT?

R: O IPT é uma Instituição com 40 anos de ensino superior ao serviço da formação de qualidade e da inovação. Tem uma elevada rede de parceiros (nacionais e internacionais), que permitem transversalidade de conhecimentos de vanguarda e aplicabilidade de boas práticas. Apresenta um campus favorável para intercâmbio académico onde os valores da diversidade cultural e criativa se imbricam num contexto de socialização, de partilha e de aprendizagem. O IPT está integrado numa cidade situada no centro de Portugal, com sistema de mobilidade ferroviária e rodoviária permanente. É atravessada pelo rio Nabão, apresentando um encanto natural, cultural e artístico, num ambiente de tranquilidade, benéfico para conciliar o estudo com o lazer.

 

 

 
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado