IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Informática

À Conversa com o Diretor

 

 

Nome do curso: Informática

Grau: Formação Superior de Nível 5

Duração: 2 anos

Escola: Escola Superior de Tecnologia de  Abrantes

Nome do Diretor: Valter Bouça

Formação do Diretor de curso: Licenciado

valter

Em que consiste este curso?

R: As tecnologias emergentes levantam novos desafios e apresentam uma panóplia de oportunidades que só serão devidamente concretizadas com a incorporação de tecnologias fiáveis, seguras e sustentáveis nas mais diversas áreas de atividade. O cTeSP Informática está organizado para disponibilizar competências abrangentes na área das TICE. A formação é muito centrada no saber fazer, com desafios e recursos semelhantes às que irão encontrar no mundo real.
Desta forma, além de uma sólida formação de base e do conhecimento prático necessário para uma fácil entrada no mercado de trabalho, estarão em condições de prosseguir estudos, nas licenciaturas relacionadas do IPT ou qualquer outra Instituição de Ensino Superior.

 

Quais as competências que vais adquirir?

R: Planear, instalar, configurar e administrar equipamentos e sistemas informáticos;

Planear, implementar e administrar redes de comunicação de dados;
Analisar, planear, desenvolver e administrar aplicações informáticas;
Gerir informação, integrando de forma eficaz aplicações informáticas e diferentes equipamentos;

Organizar, dirigir e acompanhar projetos de sistemas informáticos desde a sua fase de conceção até à entrada em produção, de acordo com os critérios técnicos adotados e os requisitos exigidos.


Quais as profissões no mercado associadas a este curso?

R: De um modo geral, os diplomados em Informática desenvolvem as suas atividades em todas as organizações, nomeadamente:

  • Empresas de desenvolvimento de software;
  • Empresas de informática, nas suas diferentes atividades (instalação, configuração e manutenção de sistemas de informação e de sistemas informáticos);
  • Empresas e instituições munidas de sistemas de informação/sistemas informáticos;
  • Empresas de consultoria informática.


Porquê escolher este curso?

R: A atividade nacional assenta num conjunto de setores económicos diversificados, o que cria a necessidade de profissionais versáteis e com conhecimentos abrangentes, capazes de incorporar a inovação e diferenciação no processo produtivos dessas empresas. A transversalidade do Curso Técnico Superior Profissional Informática incorpora esta filosofia e dá resposta e esta necessidade.
Todos os alunos que concluíram este Curso desenvolvem atividade profissional na área ou estão a prosseguir estudos, o que demonstra a qualidade da formação ministrada.


Porquê vir estudar para o IPT?

R: A cidade de Abrantes junta o melhor de vários mundos. Pacata e segura, mas escondendo dinamismo e vida cultural significativa. Pequena, mas acolhedora e familiar. No centro do país e por isso perto de todo ele.

A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes veste a identidade do IPT, orgulhando-se de ser uma das mais pequenas do país. Aqui todos sabem o teu nome, estão por perto quando precisas, e criam-se amizades que te acompanharão para a vida.

O corpo docente tem provas dadas, quer no contexto académico quer na ligação ao tecido empresarial. Junta essa capacidade e experiência á forte ligação à Instituição e aos seus alunos. Mais do que dar-te aulas, sabemos desafiar e ajudar a que encontres o teu espaço, a tua identidade e os teus limites.

 

 

 

 
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado