IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Análises Laboratoriais

À Conversa com a Diretora

 

 Nome do curso: Análises Laboratoriais

Grau: Formação Superior de Nível 5

Duração: 2 anos

Escola: Escola Superior de Tecnologia de Tomar

Nome do Diretor: Paula Portugal

Formação do Diretor de curso: Licenciatura e Engenharia Química e Mestrado em Engenharia Mecânica

Em que consiste este curso?

R: Para vires a exercer as funções técnico(a) de análises laboratoriais necessitas de adquirir conhecimentos profundos sobre técnicas de análise química, de análise bioquímica e de análise microbiológica, bem como, no caso do CTeSP do IPT, sobre técnicas de ensaio a materiais.

No IPT, estes conhecimentos são lecionados através de uma forte componente prática, com mais de 75% das horas de contacto a decorrer nos diversos laboratórios do IPT, maioritariamente nos laboratórios de Tecnologia Química, mas, também, nos laboratórios de Tecnologia de Construção Civil, Tecnologia Mecânica e Tecnologia de Conservação e Restauro.

Para teres uma formação adequada, o plano de estudos inicia-se com os conteúdos que constituem a base técnico-científica do curso, ou seja, os conhecimentos fundamentais nas áreas das ciências físico-químicas e dos materiais e os conhecimentos abrangentes em matemática e análise estatística de resultados.

A tua formação como técnico(a) de análises laboratoriais fica completa com a aquisição de conhecimentos fundamentais nas áreas da higiene e segurança nos laboratórios e gestão e, ainda, com conhecimentos abrangentes nas áreas da acreditação e  certificação de laboratórios, instrumentação, calibração e aquisição de dados. Todos os conteúdos são lecionados de uma forma muito prática e aplicada à área de educação e formação predominante do curso.

 

Quais as competências que vais adquirir?

R: Este curso tornar-te-á apto(a) a realizar as atividades mais comuns de planeamento, otimização e execução de análises físico-químicas, bioquímicas e microbiológicas e, ainda, ensaios a materiais industriais e de construção civil, recorrendo aos métodos analíticos mais adequados, respeitando as normas de segurança e os procedimentos definidos no âmbito da acreditação e da certificação e promovendo a melhoria contínua do controlo de qualidade analítica da empresa ou laboratório de análises.


Quais as profissões no mercado associadas a este curso?

R: Praticamente todas as empresas industriais, dos mais diversos setores de atividade, como por exemplo do setor químico, do setor agroalimentar, da construção civil, dos plásticos, dos curtumes, do papel, do setor farmacêutico, entre outros, têm laboratórios, ou recorrem a empresas que prestam serviços especializados na área analítica e/ou de ensaios a materiais. Assim, há uma procura permanente e generalizada por técnicos(as) de análises laboratoriais para cumprir os planos das empresas no âmbito do controlo de qualidade dos produtos e das obrigações legais, nomeadamente das obrigações relativas à segurança alimentar (no setor agroalimentar) e das obrigações de gestão ambiental (em todos os setores industriais).


Porquê escolher este curso?

R: Com este curso terás competências únicas no mercado de trabalho, pois a aquisição de conhecimentos na realização de ensaios a materiais é um aspeto diferenciador do CTeSP em Análises Laboratoriais do IPT relativamente aos seus congéneres noutras instituições de ensino superior.

O Curso inclui um estágio de 640 h (16 semanas x 8 h diárias) no último semestre, no âmbito da formação em contexto de trabalho, durante o qual experienciarás trabalhar num ambiente industrial/laboratorial.  Para a sua concretização, o IPT celebrou protocolos com mais de uma dezena de empresas de diversos setores de atividade, permitindo-te fazer o estágio na área que mais desejares. Será também possível contactar qualquer outra empresa com vista ao estabelecimento de uma nova parceria com o IPT para a realização do teu estágio.


Porquê vir estudar para o IPT?

R: No IPT usufruirás de um ambiente familiar, com uma comunidade académica muito acolhedora, e terás apoio ao longo dos teus estudos de uma forma muito próxima e personalizada. O cTeSP em Análises Laboratoriais do IPT permite-te, de uma forma simplificada e bem articulada, prosseguir os estudos sempre na mesma instituição, através da frequência de uma licenciatura e, posteriormente, de um mestrado, especializados numa das áreas do cTeSP, ou seja, em tecnologia química, ou em tecnologia mecânica, ou em tecnologia de construção civil. Poderás dedicar-te a tempo integral ao curso, ou conciliá-lo com uma atividade profissional. No caso de prosseguires os estudos, ainda terás a creditação na licenciatura de algumas das unidades curriculares realizadas no cTeSP.

Inicia a tua carreira com o cTeSP em Análises Laboratoriais e constrói-a à tua medida e ao teu ritmo com os cursos que o IPT te oferece!

 

 

 

 
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado