IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Engenharia Mecânica

À Conversa com o Diretor

 

Nome do curso: Engenharia Mecânica

Grau: Licenciatura

Duração: 3 anos

Escola: Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

Nome do Diretor: Luís Miguel Ferreira

Formação do Diretor de curso: Doutoramento em Engenharia Mecânica

Luis Ferreira

Em que consiste este curso?

R: O objectivo do curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica é formar profissionais capazes de projetar, melhorar, produzir e manter dispositivos e sistemas mecânicos, componentes, motores e sistemas industriais.
Estes futuros profissionais irão adquirir conhecimentos e competências que lhes permitirão realizar o seu trabalho em campos de vital importância económica para o país, tais como fabrico industrial e sistemas de produção, transporte, maquinaria, construção de sistemas industriais e sistemas térmicos e mecânicos em edifícios, e a concepção de sistemas de qualidade ambiental, segurança e controlo.

 

Quais as competências que vais adquirir?

R: Os detentores do grau de licenciado em Engenharia Mecânica deverão ser capazes de realizar os seguintes atos: Projeto Mecânico, Seleção e Ensaio de Materiais, Projeto de Estruturas Metálicas, Produção de Energia, Projeto de Redes de Fluidos, Construção, fabrico e montagem de máquinas, equipamentos e instalações, Automação, Projeto de Motores de Combustão Interna, Projeto de Moldes, Projeto de Transmissão de Calor e Combustão, Construção, fabrico e montagem de máquinas, equipamentos e instalações, Gestão Industrial, Projeto de AVAC, Projeto de Comportamento Térmico de edifícios, Projeto de Refrigeração, Planos de Segurança, Manuseamento de Máquinas Ferramenta.


Quais as profissões no mercado associadas a este curso?

R:O seu mercado de trabalho é extremamente diversificado. As saídas profissionais possibilitadas pelo perfil de competências construído no curso de Engenharia Mecânica, orientam-se para o desempenho de funções ao nível das chefias intermédias e a sua evolução para o desempenho de funções como quadro superior em empresas industriais, de comércio e de prestação de serviços, em sectores de atividade relacionados com: Metalomecânica, Transportes, Instalações especiais (elevadores, escadas rolantes, electropneumática, hidráulica), Gestão e manutenção industrial, Projeto (automação industrial, redes de ar comprimido, eletrónica, construção mecânica, moldes, desenvolvimento de produtos e equipamentos, redes de fluidos, sistemas de aquecimento/ar condicionado, máquinas elétricas), Planeamento e organização da produção, Obras públicas, Atividade técnico-comercial e Consultoria.


Porquê escolher este curso?

R: O engenheiro mecânico é o mais versátil de todos os engenheiros. O curso de Licenciatura em Engenharia Mecânica é uma das licenciaturas mais solicitadas pelo mercado de trabalho. A sua formação alargada confere-lhe uma grande versatilidade permitindo uma adaptação rápida e fácil a diferentes empregos.
O regime de funcionamento das aulas é diurno, no entanto, sempre que possivel, tenta-se que a maioria das aulas decorra em regime pós-laboral para desta forma acomodar os alunos trabalhadores-estudantes.

 

 

 

 
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado